CIRs estabelecem os Instrumentos de Gestão como pauta prioritária das discussões em toda a Paraíba

Dias 15 e 17 de setembro, a pauta do DigiSUS, dos Instrumentos de Gestão foi priorizada nas discussões das reuniões ordinárias das Comissões Intergestoras Regionais – CIRs das 4ª, 3ª e 16ª regiões de saúde do Estado, da qual participaram representantes da SEMS, SES, gerências de saúde, apoiadoras da SES, Conselho de Estado da Saúde, Conselhos Municipais de Saúde, gestores, técnicos e o COSEMS-PB.

O objetivo da discussão é fortalecer e qualificar o processo de planejamento em saúde, através da orientação aos gestores para a inserção dos instrumentos de gestão no DigiSUS – Módulo Planejamento e escutar as dificuldades dos municípios na elaboração dos instrumentos. A pauta será discutida em todas as regiões de saúde da Paraíba.

Nestas oportunidades foram apresentados o cenário de alimentação dos instrumentos de gestão de cada região, orientações para a adequada prestação de contas, considerando a Nota Técnica 07/2020, orientações gerais para alimentação do DGMP e informes gerais, como a previsão de lançamento do painel público do sistema no próximo mês e alerta para inserção até o final do ano, dos 18 instrumentos no DigiSUS.

BATE-PAPO COSEMS-PB não será realizado amanhã (18); encontro voltará em outubro

O BATE-PAPO COSEMS-PB não será realizado amanhã (18) e será retomado a partir de outubro de forma mensal. O encontro será realizado na segunda sexta-feira de cada mês e será divulgado no site e nas redes sociais.

A mudança da frequência do encontro se deve à normalização das atividades e demandas de agendas, que inviabilizam sua realização semanal.

O COSEMS-PB manterá o formato de acolhimento, escuta e apoio técnico e motivacional aos gestores, responsável por gerar um momento de reflexão e relaxamento.

Psicóloga usa metáfora da árvore para abordar gestão de vida durante BATE-PAPO COSEMS-PB

No BATE-PAPO COSEMS-PB desta sexta-feira (11), os gestores tiveram a oportunidade participar de uma palestra sobre “Como você está fazendo a gestão da sua vida”, com a participação da psicóloga Fernanda Secco. O encontro é o 11º momento promovido pelo conselho com o objetivo de proporcionar relaxamento e descontração aos gestores.

Na ocasião foi realizada uma atividade teórico-vivencial sobre gestão do estresse em tempos de crise, exposição teórica com apresentação de slides, vivência corporal e no encerramento os gestores tiveram a oportunidade de compartilhar o que sentiram no decorrer do encontro.

Em sua explanação, Fernanda Secco destacou a busca pela dimensão da vida com análise da árvore da vida com sua copa, tronco e raízes, de modo que a copa refere-se a nossa contribuição com a vida do outro, ser prestativo, ser solidário; o tronco ao cuidar da nossa saúde física e mental e as raízes que se refere a relação com o sagrado e práticas transcendentais, ligado à espiritualidade.

A psicóloga deixou claro que acontecimentos da vida como a pandemia podem nos levar a ressignificar, rever o estilo e práticas de vida para pensar, falar, fazer, buscar atitudes pessoais e contribuir com o próximo, conhecidos ou não, com o mundo, fazer a diferença.

Além de despertar reflexões de que forma estamos cultivando a nossa árvore da vida, o Bate-Papo foi realizado com momentos de meditação e reflexão para análise da árvore de vida com a aplicação da música “A Cura” – Café (duplo) do Ora pro Nobis.

Em toda a discussão ressaltou-se que é preciso, como praticar a nossa atenção plena em mudanças para manutenção do tronco em busca da nossa saúde mental e física, prevenir a depressão, ansiedade, estresse, melhoria da memória, criatividade e resolutividade de problemas.

Para alcançar estes benefícios, a psicóloga orienta a meditar, refletir em atividades do cotidiano, ouvir música, conversar com escuta qualificada, ouvir e sentir o nosso corpo, dar atenção às nossas sensações, entre outras ações, além de buscar cultivar a nossa copa, que é um sinal de processo de autoaprimoramento: sobrevivência, autoestima, relacionamentos, transformação e coesão interna e finalmente cultivar as raízes por meio da religiosidade ou espiritualidade intrínseca e não extrínseca para dar sentido à vida e a uma melhor saúde mental.

“Devemos observar e sentir os sinais que alertam no nosso corpo e na nossa vida, como estresse, ansiedade, cansaço, Irritação, baixa imunidade dor de cabeça e tensão muscular, sensação de impotência, insônia, falta de apetite ou apetite em excesso, falta de ar, doença, fases de alerta, preparação para a defesa, resposta ativa de defesa e relaxamento e quando esse ciclo de ativação não é tratado, pode afetar diretamente a saúde”.

Para reagir ao evento estressor é preciso reagir sem lamentações, traumas, e nem viver no problema, mas buscar fatores de proteção e ampliação de consciência.

“A equipe do COSEMS sentiu-se lisonjeada com o aceite da psicóloga ao nosso convite e sua participação abrilhantou o nosso Bate Papo dessa sexta e contribuiu muito com a nossa gestão de vida”, disse Soraya Galdino.

Os gestores relataram que com esse momento vivenciado no Bate Papo sentiram sensação de gratidão, leveza, paz, relaxamento, descobrir que nosso corpo fala, precisamos cuidar mais, diminuir a tensão, olhar os sinais de alerta do nosso corpo e do meio em que vivemos e ressignificar sempre mais.

“Foi uma honra mediar o encontro, os gestores me acolheram muito bem, com abertura para vivenciar o tema proposto. Diante do cenário de pressão e de ansiedade fica evidente a importância para alinharmos os conhecimentos técnicos de nossa prática profissional com estratégias que permitam nos ver integralmente nas dimensões físicas, sociais, emocionais e espirituais. Agradeço a oportunidade e parabenizo a iniciativa do COSEMS pelo cuidado aos seus membros”, disse a psicóloga Fernanda Secco.

Presidente do COSEMS agradece participação de órgãos no webinário sobre recursos da Covid e destaca importância do evento para os gestores

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino agradeceu a participação dos mais de 10 órgãos que participaram do I Webinário sobre Recursos COVID e sua correta utilização”, realizado por viodeoconferência na última quinta-feira (3) e dos gestores, que puderam ter orientações abalizadas sobre o uso desses recursos. “Depois do evento já recebi várias mensagens de prefeitos e contadores dizendo que agora ficou claro como utilizar esses recursos e além disso, os órgãos de controle presentes no evento puderam entender porque ainda não foi usado grande parte dos recursos, pois ouviram os gestores e suas dificuldades.”

De acordo com a presidente, o evento mostrou a atuação do COSEMS-PB no sentido de apoiar, qualificar e fortalecer as ações dos gestores de saúde. “Estamos o tempo todo recebendo pressão dos órgãos de controle para usar os recursos recebidos da Covid o mais rápido possível, então foi necessário reunir todos esses órgãos para mostrar que usaremos sim os recursos, pois os municípios estão precisando muito deles, mas que iremos fazer isso de forma responsável e com muito zelo ao dinheiro público”, disse”.

De acordo com a assessora técnica do Conasems, Blenda Pereira, foi de fundamental importância para esclarecer as dúvidas sobre a utilização dos recursos federais, bem como o e o correto registro dos atos relativos a essas despesas. “Parabeniz o Cosems pela iniciativa, tenho certeza que foi de fundamental importância para o apoio à gestão municipal e fortalecimento das ações de saúde no Sistema Único de Saúde”, disse.

Para a assessora técnica da FAMUP, Gisele Aversari, o webinário foi um espaço ímpar em que todas as dúvidas a respeito da utilização dos créditos extraordinários para o enfrentamento ao novo coronavírus foram dirimidas. “Gestores e órgãos controladores e fiscalizadores saíram com um olhar único proporcionando segurança aos gestores municipais na execução destes recursos e isso vai segurança e transparência, foi uma tarde extremamente proveitosa do ponto de vista técnico”.

O Procurador da República do Ministério Público Federal disse que a realização do webinário foi uma iniciativa promissora com resultados no sentido de esclarecer e instrumentalizar os gestores para agirem. “O Ministério Público Federal fez a proposta a todos os presentes no sentido de que atualizassem os seus planos de contingência pra contemplar a aplicação desses recursos até o final deste ano, inclusive apontando no caso de eventual sobra de recursos, outras finalidades que sejam relevantes para as necessidades de saúde da população local, para que o Ministério Público eventualmente possa demandar o Ministério da Saúde, sobre a possibilidade de realocação, redirecionamento esses recursos dentro da legislação própria orçamentária”.

Cirurgias eletivas e incentivo de custeio a ações de monitoramento da Covid foram alguns dos assuntos da 6ª Assembleia

Na 6ª assembleia ordinária do COSEMS-PB realizada ontem (10) à tarde, através de videoconferência, foram discutidos assuntos como as cirurgias eletivas e a portaria que institui incentivo de custeio, em caráter excepcional e temporário, para a execução de ações de rastreamento e monitoramento de contatos de casos de Covid-19, além das recomendações do TCE-PB sobre as ações e gastos do Estado e municípios para combate a Covid-19 em parceria com COSEMS-PB.

De acordo com a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, é preciso atualizar os planos de contingência municipais com as ações que estão sendo realizadas para enfrentamento ao COVID-19, para posterior prestação de contas. Vamos aguardar solicitação oficial pelo Ministério Público Federal (MPF) para os gestores enviarem plano revisado, justificando as ações e gastos com Covid-19.

Em relação às eletivas, a presidente do COSEMS-PB junto com a Secretaria Municipal de João Pessoa enviará ofício com retorno e novo protocolo para eletivas e procedimentos a partir de final deste mês, além de realizar outros encaminhamentos sobre as eletivas em outras macros.

Durante a assembleia também foi tratada a pesquisa da Fiocruz/UFPB/UFC sobre a Análise do Processo de Trabalho da Estratégia Saúde da Família na Pandemia de Covid-19, da qual Dr André Luís Bonifácio da UFPB participa e irá disponibilizar o link da pesquisa até o dia 16 de novembro deste ano.

Assuntos como a campanha sobre raiva animal, o Guia Orientador para enfrentamento da COVID-19 na RAS, o 1º Congresso e Mostra Virtual do Conasems também foram abordados.

BATE-PAPO COSEMS de sexta-feira (11) abordará gestão de estresse com participação da psicóloga Fernanda Secco

Na próxima sexta-feira (11) o COSEMS-PB realizará um encontro especial no BATE-PAPO que contará com a participação da psicóloga Fernanda Secco sobre o tema: “Como você está fazendo a gestão da sua vida?”. Desde a primeira edição, o evento em focado em proporcionar um momento de reflexão e relaxamento aos gestores.

O encontro acontecerá das 11h às 12h através de viodeconferência em link que será posteriormente divulgado.

Através de atividade teórico-vivencial sobre gestão do estresse em tempos de crise, o evento terá fase de dinâmica com breve apresentação (com possível adaptação a depender do número de participantes), exposição teórica com apresentação de slides com abertura para participação dos gestores presentes (áudio ou chat), vivência corporal e fechamento com espaço para os participantes compartilharem o que sentiram no decorrer do encontro.

Fernanda Secco é psicóloga, especialista em Psicodrama e atua na clínica como psicoterapeuta e orientadora vocacional, promovendo palestras, vivências, cursos e retiros.

A psicóloga é co-fundadora do Instituto Cultive-se, associação civil sem fins lucrativos empenhada na promoção do autoconhecimento, saúde mental e espiritualidade.

COSEMS parabeniza municípios paraibanos selecionados na 2ª etapa da 1ª Mostra Virtual: Brasil Aqui tem SUS

Seis trabalhos da Paraíba foram selecionados na 2ª etapa da 1º Mostra Virtual: Brasil Aqui tem SUS – Enfrentamento à Covid-19 do Conasems, que teve na banca examinadora o COSEMS, a UFPB e a Secretaria do Estado da Saúde. No próximo dia 14, o Conasems divulgará os trabalhos selecionados para apresentar na Live da Mostra.

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, parabenizou a seleção do trabalho de cada um dos seis municípios da Paraíba. “Fiquei honrada com o interesse e apoio do gestor municipal junto à sua equipe em relatar a experiência em saúde da gestão municipal frente à pandemia e esperamos que o mesmo seja selecionado para apresentar na Live da Mostra do Conasems, mas mesmo que não seja, o mesmo terá destaque com a publicação pelo Conasems”, disse.

Confira quais são os trabalhos e os municípios selecionados:

-SMS Alhandra – Ações de Enfrentamento à pandemia da COVID- 19 desenvolvidas pela Vigilância em Saúde integrada as Redes de Atenção à Saúde no município de Alhandra

– SMS Cajazeiras – A experiência exitosa e pioneira de um serviço de referência exclusivo à COVID-19 em Cajazeiras

– SMS Caldas Brandão – Monitoramento conectado: A Informatização de dados de saúde como fator de promoção da atuação multiprofisisonal e ampliação da rede de cuidados de pacientes com Covid-19 na aps de Caldas Brandão

– SMS Cuité – Intervenções para o enfrentamento à epidemia da covid-19 no município de Cuité

– SMS Juripiranga – Cuidado em saúde mental para o trabalhador de saúde em tempos de pandemia

– SMS Lastro – Interiorização do combate à covid – 19 por meio da implantação do programa brasil conta comigo pela Prefeitura Municipal de Lastro

Inscrições para oficina de setembro do projeto E Agora Gestor prosseguem até sexta (11)

O projeto E agora, Gestor? realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) está com as inscrições abertas a partir de hoje (8) até sexta-feira (11). Para a oficina que será realizada no dia 15 de setembro das 13h30 às 17h, estão sendo oferecidas 30 vagas para os gestores.

O COSEMS implantou o projeto E Agora, Gestor? para dar suporte aos novos secretários, através de reuniões com a equipe técnica e jurídica e também aos demais gestores que tem no espaço a oportunidade de esclarecer dúvidas e receber informações importantes para a gestão pública de saúde.

Acesse o link e inscreva-se: https://forms.gle/gfATMwJdyootatnn7

COSEMS-PB realiza amanhã (9), a 6ª Assembleia Ordinária por videoconferência

A 6ª Assembleia Ordinária do COSEMS-PB será realizada nesta quarta-feira (9) por webconferência das 15h às 17h. O link será repassado em breve e nas redes sociais do COSEMS-PB.

BATE-PAPO COSEMS-PB reuniu gestores e apoiadores em momento informativo e de relaxamento

Na última sexta-feira (4), o COSEMS-PB realizou mais um BATE-PAPO COSEMS com a participação de gestores e apoiadores que inicialmente receberam informações sobre a próxima assembleia, prevista para o dia 9 de setembro, sobre a CIB que será realizada no dia 10 e sobre a campanha antirrábica e o retorno do expediente presencial na sede do COSEMS, que foi retomado hoje (8) e em seguida aconteceu o momento de aproximação entre os gestores e contadores com reflexão sobre a música Trem Bala de Ana Vilela.

De acordo com o gestor de saúde de Quixaba, Davi Paz, o COSEMS-PB transcende a sua missão de apoio técnico aos gestores.
“O COSEMS nos assiste nos aspectos financeiros, contábeis, legais, e ainda nos oportuniza com o Bate Papo, apoio psicológico, cuida da nossa saúde mental, cuida da alma, nossas angústias e ansiedades são dissipadas por reflexão, música, depoimentos, terapia e fortalecimento da amizade entre todos nós. Obrigado a toda equipe do COSEMS, e ainda, enaltecer a realização do Webinário de ontem, por fazer às Instituições antes tão coercitivas, respeitarem os gestores e ouvi-los! Gratidão!”

Para a gestora de saúde de Barra de Santana, Eudézia Damasceno SMS de Barra de Santana, o Bate-Papo é um momento rico e único. “Trata-se de um momento muito proveitoso, com o repasse de informações atuais, além de ser um momento de integração, trata-se de um momento muito rico, momento que a gente aprende, de muita importância para gestão, trata-se de uma estratégia inovadora por proporcionar também descontração diante de um momento tão estressante como a da pandemia, então eu acho que o COSEMS deve continuar cuidando de quem cuida independente da pandemia porque gestão em saúde é desgastante, então este encontro nos deixa muito à vontade e é muito interessante e quem puder participar deve fazê-lo”, disse.