O COSEMS-PB lamenta números de mortes por Covid-19 e pede esforços para prevenção

Um dia após o Brasil atingir a triste marca de 100 mil mortos pela Covid-19, a Paraíba ultrapassava a marca de 2 mil óbitos, números que representam perdas do ponto de vista humano e da saúde pública e segundo o COSEMS-PB são sinalizadores para uma maior precaução das pessoas num momento ds flexibilização das atividades e também das autoridades de saúde.

“O COSEMS-PB lamenta estas perdas e se solidariza com os familiares enlutados. A saúde precisa de mais suporte para enfrentar este momento, lembremos que estamos há vários meses sem um ministro titular da Saúde, é preciso transformar o luto em luta!”, disse a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, a Paraíba tinha até ontem 90.366 casos confirmados e 2.023 óbitos, seis deles registrados do domingo para a segunda (10).

O índice de isolamento Social foi de apenas 41,5%, considerado baixo em relação à meta de 70% e à mínima de 50%.

De acordo com Soraya Galdino, os gestores de saúde e os profissionais de saúde estão unidos no enfrentamento à pandemia e precisam da colaboração da população. “As pessoas não podem relaxar e precisam seguir as orientações das autoridades e equipes de saúde para juntar esforços na prevenção a Covid e redução de casos confirmados e mortes que infelizmente deixaram mais tristes tantos lares brasileiros”.

COSEMS-PB apoia qualificação de cirurgiões dentistas no contexto da Covid-19 promovida pela SES e UFPB

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PB) está apoiando o curso online de Cuidados em Saúde Bucal no Contexto da Pandemia da Covid-19, iniciado ontem (10) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A qualificação tem a carga horária de 45h e tem como público-alvo cirurgiões dentistas da Estratégia de Saúde da Família do Estado.

O curso tem o objetivo de capacitar os profissionais de saúde bucal da Atenção Primária da Paraíba, por meio de atividades teóricas e discursivas, com temas pertinentes às ações de promoção e prevenção das atividades clínicas odontológicas minimamente invasivas a serem desenvolvidas pela ESB no contexto da pandemia. A qualificação ocorre de forma descentralizada, uma vez que cirurgiões dentistas de 167 municípios realizaram a inscrição, o que equivale a 82% de toda a Rede da Paraíba.

A presidente do Cosems-PB, a odontóloga Soraya Galdino, também destacou a importância da agenda e curso em sua fala. “Enquanto gestores, entendemos que a odontologia é uma profissão de risco por conta do aerosol, do motor, entre outras coisas. Sabemos que muitos profissionais estão assustados com essa volta das atividades, então o curso foi um passo importante, veio em um momento oportuno”, pontuou.

A secretária executiva da Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, disse que o curso possibilitará a discussão sobre o novo desafio que os profissionais de saúde bucal terão diante do contexto da pandemia. “Essa é uma importante troca de experiência, pois a academia vem com um grande potencial para qualificar esses profissionais com novas práticas nesse momento difícil que estamos vivenciando. A SES divulgou os protocolos sanitários para atendimento nos serviços de Atenção Primária e o curso vem contribuir para qualificar esse retorno nas atividades de forma segura”, destacou.

Um dos palestrantes da aula inaugural, o professor da UNB Gilberto Alfredo Pucca Junior, afirmou que o curso é um ótimo exemplo de como o aparelho acadêmico pode aprofundar e qualificar toda a Rede. “A Paraíba é exemplo no país de como se constrói saúde pública de qualidade. Quero aqui parabenizar os gestores por mais essa iniciativa”, completou.

O curso “Cuidados em Saúde Bucal no Contexto da Pandemia da Covid-19” será realizado até o dia 28 de setembro.

COSEMS-PB incentiva gestores a participarem de Congresso do CONASEMS e Mostra “Brasil, Aqui tem SUS”

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) lembra aos gestores para se inscrever no 1º Congresso Virtual do CONASEMS e na 1ª Mostra Virtual “Brasil Aqui tem SUS – Enfrentamento à Covid-19, eventos que promovem o encontro, a troca de experiências e a construção de novos conhecimentos e o aprendizado entre trabalhadores e gestores da saúde no âmbito municipal.

Na próxima sexta (14) será realizada às 14h, o webinário sobre Atenção Básica – Parte I – “Atenção Básica nos últimos 4 anos” e no dia 18/08 acontecerá a 1ª Live da Mostra Virtual Brasil, Aqui tem SUS. Os momentos consistem na apresentação de experiências de impacto positivo para o SUS em todo o Brasil.

As inscrições para a 2ª etapa de seleção de experiências da Mostra encontram-se abertas até 30 de agosto.

Para conhecer toda a programação e datas de realização de eventos no mês de agosto do Congresso, acesse https://www.conasems.org.br/i-congresso-virtual-webinario-sobre-atencao-basica-acontece-sexta-feira-14/ e para ter acesso ao regulamento e inscrição na Mostra, basta acessar o endereço: https://congresso-virtual.conasems.org.br/mostra/

COSEMS-PB abre inscrições para oficinas “E Agora, Gestor”

O projeto E agora, Gestor? no formato mensal virtual está com as inscrições abertas a partir desta terça-feira (11) até o próxima sexta (14). A oficina será realizada no dia 18 de agosto das 13h30 às 17h.

A partir desta oficina o projeto poderá abrir vagas para a participação de 40 gestores. Confira o link:https://forms.gle/1z5n9evCpiJCkEtK9

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) implantou o projeto para dar suporte aos novos secretários, através de reuniões com a equipe técnica e jurídica.

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino explicou que o espaço é destinado aos gestores que devem aproveitar a oportunidade ao máximo e participarem de forma remota.

COSEMS-PB parabeniza municípios selecionados na Mostra Virtual do CONASEMS

O COSEMS-PB destacou a seleção dos cinco municípios paraibanos que tiveram trabalhos selecionados para na 1ª etapa de inscrições e seleção da Mostra Virtual Brasil, Aqui tem SUS – Enfrentamento à Covid-19 do CONASEMS.

O COSEMS parabeniza os Gestores Municipais de Saúde e fica honrado com o seu interesse e apoio à sua equipe em relatar a experiência em saúde da gestão municipal frente a pandemia.

As cinco melhores experiências selecionadas por região serão apresentadas pelos autores em uma live no dia 18/08, na programação do I Congresso Virtual do Conasems. Acesse: https://congresso-virtual.conasems.org.br/

Confira os municípios selecionados:

-Caldas Brandão
QUARENTENA: POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
PELO USO SISTEMATIZADO DA PLATAFORMA INSTAGRAM
DURANTE A PANDEMIA

-São José do Sabugi
AÇÕES DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19 NO MUNICÍPIO DE SÃO
JOSÉ DO SABUGI/PB: UM OLHAR DE COMPROMISSO,
RESPONSABILIDADE, ÉTICA E EMPATIA.

-Santana dos Garrotes
HIGIENE E SAÚDE PARA TODOS OS SANTANENSES

-Pedras de Fogo
ESTRATÉGIAS PARA ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DA
COVID-19 NO MUNICÍPIO DE PEDRAS DE FOGO, INTEGRANDO
VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ATENÇÃO BÁSICA

-Remígio
REDE DE SAUDE EM AÇÃO: O PAPEL DA CENTRAL DE MONITORAMENTO NO ENFRENTAMENTO À COVID-19.

Na oportunidade, estimulamos todos os Gestores a inscrever sua experiência em saúde. As inscrições seguem abertas até dia 27/09. Acesse: https://www.conasems.org.br/inscricoes-abertas-ate-27-09-1a-mostra-virtual-brasil-aqui-tem-sus-enfrentamento-a-covid-19/

BATE PAPO COSEMS-PB desta sexta foi voltado ao cuidado emocional em tempos de pandemia

Com o tema “Cuidando do Emocional em Tempos de Pandemia” no BATE-PAPO COSEMS-PB desta sexta-feira (8), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba consolidou definitivamente a prática como espaço de troca de experiência voltada ao relaxamento dos gestores de saúde que têm enfrentado momentos de muita tensão por causa da pandemia do novo coronavírus.
Durante pouco mais de uma hora, os participantes tiveram de forma remota um momento de acolhimento com a dinâmica de todas as sextas, receberam orientações para manter o equilíbrio emocional em tempos de pandemia e na vida diária e em seguida houve um dos momentos mais aguardados que vem sendo a reflexão proposta através de um tema musical e em seguida puderam interagir entre eles.
Para a abordagem do tema desta sexta foi convidada a psicóloga Jaciline Aguiar e também Apoiadora Institucional CEFOR RH-SES-PB na 3° Gerência Campina Grande. “O Bate-Papo é um momento de interação entre os gestores que proporciona fala e escuta com aprendizado dentro de cada contexto exposto no momento em que estamos interagindo, isso nos leva a entender que temos a necessidade de espaço confortável para expor nossas emoções, sabendo que os gestores estão focados em suas demandas, cobranças, não tendo horários finais de semanas para descanso e que por muitos momentos renunciam seu aconchego familiar por está trabalhando com vidas e trazer resolutividade. E o Bate Papo vem para deixar reflexão cuidar de mim sem esquecer o fazer gestão. Dentro do contexto de pandemia e incertezas é comum que nossas emoções tomem proporções e intensidades bem maiores do que o habitual, onde as emoções falam e devemos escutá-las e foi nesse contexto que interagimos. Cuidando do emocional em tempos de pandemia deixou um leque de interação e reflexão sobre ter cuidado com excesso de informações, tentar não ficar conectado o tempo todo, isso pode fazer a ansiedade crescer, cuidar do nosso corpo, fazer o que gosta, praticar a resiliência, estabelecer uma rotina, interagir com as pessoas, peça ajuda se precisar pois o suporte emocional é muito importante e vai ajudar a cada indivíduo a enfrentar seus desafios diante das tomadas de decisões. Cuide de seu corpo, você mora nele.
Gratidão é a palavra que expressou nosso bate papo e não podemos nos esquecer de que juntos somos mais fortes. E como disse a música É preciso saber viver!”.
De acordo com o Gestor Davi Nunes da Paz, “a Essência do corpo é alma, assim como o perfume da flor, mas a essência da alma é a vida e a essência da vida é o amor”.

Segundo o Apoiador João Paulo Resende Oliveira, “aqui podemos ouvir o outro sem perder nunca a capacidade de amar.”
Para a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, o momento de pandemia fragiliza muito as pessoas. “A Covid-19 é uma doença que além de todos os seus agravos físicos, ainda afeta o emocional e realmente é muito difícil. E enfatizou aos Gestores que o COSEMS está aqui para o que precisar do nosso apoio.”
De acordo com a Consultora do COSEMS, Mércia Carvalho “as emoções precisam ser expressas e compartilhadas. Isso nos alivia e nos fortalece e como diz a música É Preciso Saber Viver” solidariamente mantendo acessa a chama da esperança porque é sempre é bom esse espaço do bate-papo de acolhimento e escuta”.

Site do COSEMS dispõe de resoluções da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) – acesse!

O Conselho de Secretarias Municipais da Paraíba oferece em seu site, um espaço com todas as resoluções da Comissão Intergestores Bipartite. Através dele, os gestores terão acesso a farto material sobre a CIB, seu regimento interno e também as resoluções publicadas pela CIB/Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba com as Resoluções em PDF diretamente ou o respectivo link para acessá-las no site da SES.

Através deles é possível fazer a leitura, baixar o documento e imprimi-lo conforme o interesse e necessidade do gestor.

Confira o espaço: https://cosemspb.org/cib/

COSEMS-PB participa de web reunião com FIOCRUZ-RJ e UFPB para celebrar oficialmente cooperação na Curadoria em Saúde de práticas do IdeiaSUS

O Conselho de Secretarias Municipais do Estado da Paraíba participou na manhã desta quinta-feira (6) de uma web reunião para celebrar a cooperação da FIOCRUZ-RJ e COSEMS-PB em parceria com UFPB na Curadoria em Saúde das nove práticas IdeiaSUS, fruto do termo de acordo assinado e publicado em julho deste ano. O termo tem como objetivo desenvolver ações estratégicas para fortalecer o protagonismo das gestões municipais de saúde.

Com o IdeiaSUS, a equipe do COSEMS que tem a prática do Projeto ”E agora, Gestor” também acompanhada pela Curadoria em Saúde está assumindo o papel de alunos e sendo qualificados, estudando mais e qualificando a prática e abrindo caminhos para projetos futuros aqui na Paraíba junto a essa parceria forte com a Fiocruz e UFPB.

Durante a web reunião, os representantes da Fiocruz, COSEMS e UFPB destacaram os avanços que estão sendo alcançados e as perspectivas de futuro, planejando a segunda fase do IdeiaSUS, com a seleção de trabalhos paraibanos que estão sendo encaminhados para a 1ª Mostra Virtual do CONASEMS deste ano.

O vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Fernandes Rangel disse que a curadoria ajuda a enfrentar este momento de pandemia. “Este é um momento para dar mais apoio através de iniciativas como estas”.

De acordo com a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, o desenvolvimento do trabalho está sendo gratificante. “Estou muito feliz e agradeço esta parceria que fez os municípios crescerem e num momento de pandemia, isto foi fundamental para estimular a motivação”, disse.

Para André Luís Bonifácio de Carvalho, da UFPB, articular e fortalecer as agendas através da internet num momento como este é importante para mobilizar gestores, pesquisadores e estudantes. “Para nós é desafiador fazer parte desta parceria através do qual podemos trocar ricas experiências, é emocionante poder celebrar hoje esta parceria”, disse.

Participaram ainda dessa reunião, as Gestoras Ceciliana Chumacero e Eudézia Damasceno, das SMS de Santa Luzia e Barra de Santana, respectivamente que são da Diretoria do COSEMS e possuem práticas sendo acompanhadas pelo IdeiaSUS e puderam relatar suas experiências municipais e o reflexo desse acompanhamento e orientações na qualificação da gestão e da atuação das suas equipes de saúde. E ainda, participaram a equipe técnica e de apoio do COSEMS, FIOCRUZ e UFPB que vem acompanhando e na coordenação das atividades do projeto.

COSEMS-PB realizou a 5ª Assembleia através de videoconferência nesta segunda (3)

O COSEMS realizou nesta segunda-feira (3) a 5ª assembleia ordinária com aprovação da Ata da 4ª Assembleia Ordinária do COSEMS e apresentação da pauta da CIB, além da mesa temática “Revisão e elaboração dos instrumentos de planejamento e gestão e o DIGISUS” do Ministério da Saúde, Conasems e SES-PB e da presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino.

Na mesa estiveram presentes na discussão, Mauricio Barros Ottoni e Dorian Smarzaro do Ministério da Saúde/ CGFIP/DAI/SE); Francisco Pereira de Lacerda Filho, superintendente Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba; Luciani Martins Ricardi da Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa, Blenda Pereira, assessora técnica do
Conasems e Eliane Almeida, da Gerência de Gestão e Planejamento da SES-PB.

Durante a Assembleia, Soraya Galdino falou sobre o atraso da entrega dos oxímetros aos municípios, cobrando a volta das cirurgias eletivas, as referências e a regulação do Estado.

Entre os informes da Assembleia destacamos a atenção para a baixa cobertura vacinal na Paraíba; estimulamos a participação no 1º Congresso e Mostra Virtual do Conasems para inscrição de trabalhos e experiências da gestão municipal no enfrentamento a COVID, além de eventos do conselho como o Bate Papo, as oficinas E agora, Gestor e do FortaleCIR para que os gestores possam participar e assim, receber o apoio e a qualificação de suas práticas na gestão, e principalmente, com a troca de experiências entre os gestores.

Oficina FortaleCIR foi realizada com gestores da 16ª CIR na tarde desta sexta-feira (31)

O COSEMS-PB em parceria com a SES-PB realizou na tarde desta sexta-feira (31) a Oficina do Projeto FortaleCIR com a 16ª CIR e presença dos gestores em saúde da região através de videoconferência.

A Apoiadora Institucional CEFOR-RH-SES na 3° Gerência Estadual de Saúde, Jaciline Aguiar disse que é necessário buscar integração entre os municípios para que a Regionalização seja fortalecida. “Diante dos desafios existentes nos territórios precisamos estarmos juntos para enfrentá-los e com isso o SUS vem ser fortalecido diante desses desafios.”

Para Joelma Greicy Fernandes Lira, a 3ªGRS em parceria com o COSEMS fechou o ciclo de realização do FortaleCIR nas três regiões de saúde que compõe a gerência. “Tivemos estes dias um espaço de discussão muito rico e valoroso, potencializando as discussões no tocante a importância da regionalização seu papel nas regiões de saúde.”

O superintendente do Ministério da Saúde na Paraíba, Francisco Lacerda destacou o papel do projeto FortaleCIR, tendo em vista que a questão da gestão, planejamento e governança dos serviços e ações de saúde neste momento que vivenciamos. “Nesse contexto que toi publicada a portaria 1.812 de 22 de julho de 2020 do Ministério da Saúde, fortalecendo essa perspetiva de governança, inclusive com repasse orçamentário ao estado da Paraíba afim de melhor gerenciar e planejar essas ações de serviço de saúde. É um projeto de suma importância para a saúde no estado da Paraíba, de forma que tem nosso total apoio e compreensão no sentido de estarmos aqui de portas abertas para ajudar no que for necessário”.

Para Débora Gomes da CIB/SES-PB, as oficinas resultaram em mudanças positivas. “Já se aproximando do final da primeira etapa de agendas do Projeto Fortalecir com as regiões de saúde, podemos perceber o potencial de mudança do projeto, principalmente no que tange à sensibilização dos gestores à necessidade de regionalização. A cooperação da Secretaria de Estado da Saúde no processo tem conseguido reforçar a importância da união dos entes em prol do desenvolvimento da saúde publica no nosso estado.”