Prefeituras avançam em ações nas medidas de enfrentamento à Covid-19 na Paraíba

Com barreiras sanitárias, várias prefeituras vêm tentando barrar a chegada da doença a partir da entrada do vírus nas cidades, além de sanitização de lugares públicos e até toque de recolher nos locais com maior incidência de casos. Atualmente, a Paraíba tem 42 municípios dos 223, sem nenhum caso de coronavírus.

Além da barreira em si com medidas como aferição da temperatura e entrevista, há ações educativas com distribuição de panfletos e orientações sobre medidas de prevenção, a exemplo do uso da máscara e necessidade de isolamento social.

Quando é verificada a chegada de viajantes, as prefeituras destacado a necessidade de isolamento e pedido para que as pessoas redobem os cuidados, chegando a monitorar as pessoas recém chegadas e seus familiares.

Outra ação que vem sendo tomada em várias cidades vem sendo a instalação de lavatórios em comércios locais com grande fluxo de pessoas, como forma de prevenção e combate à Covid-19.

Na maioria destes municípios, os prefeitos destacam que estas ações tem resultados positivos e conscientização do uso de medidas protetivas.

ENFRENTAMENTO: Ministério da Saúde quer conhecer experiências da Atenção Primária à Saúde

Junto à organização Pan-Americana de Saúde, o Ministério da Saúde quer identificar e dar visibilidade e reconhecer iniciativas que respondam às necessidades de saúde dos brasileiros durante a pandemia. Como a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro contato do cidadão com o Sistema Único de Saúde (SUS) e onde se identificam os casos suspeitos de Covid-19, o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) lançam chamado para ouvir as experiências em resposta à pandemia.

Os relatos podem ser enviados e serão recebidos até 8 de junho através Portal da Inovação na Gestão do SUS.

As experiências devem ser inscritas por profissionais da APS do SUS; equipes que atuam na APS; Coordenações de Atenção Básica/Primária regionais ou municipais; Secretarias Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde; entidades filantrópicas ou organizações sociais vinculadas à saúde pública; e ainda universidades e pesquisadores em parceria com gestores e trabalhador da APS.

Os relatos serão analisados em duas etapas. A primeira fase é de intercâmbio de experiências e vai até 8 de junho. As vivências aprovadas serão publicadas nos canais da Opas e MS, e os autores dessas práticas terão acesso a materiais diversos, além de participação em divulgações da Opas e do MS.

Na segunda fase, todas as vivências inscritas e selecionadas serão automaticamente habilitadas para concorrer à edição do Prêmio APS Forte no SUS de 2020, com edital a ser publicado posteriormente, em novo chamado.

A ideia é reunir de forma ágil, as experiências que reflitam o papel fundamental da APS frente à pandemia, principalmente quanto ao seu potencial de organizar o cuidado das pessoas onde elas vivem e nas condições que cada território apresenta. Confira o regulamento: https://apsredes.org/aps-forte-sus-no-combate-a-pandemia/

COSEMS-PB destaca aniversário de 120 anos da Fiocruz nesta segunda-feira (25)

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) parabeniza nesta segunda-feira (25), o aniversário de 120 anos da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz. O conselho destaca a atuação da fundação como referência na pesquisa e tratamento de doenças tropicais, principalmente no momento em que o mundo enfrenta o maior desafio sanitário, econômico, social, humanitário e político do século 21.

A Fiocruz é a principal instituição não-universitária de formação e qualificação de recursos humanos para o SUS e para a área de ciência e tecnologia no Brasil com programas de pós-graduação stricto sensu em diversas áreas, uma escola de nível técnico e vários programas lato sensu.

“A Fiocruz contribui para a saúde pública brasileira e completa 120 anos em meio a a pandemia do novo coronavírus, na linha de frente do enfrentamento das doenças, através de pesquisas e descobertas que contribuem decisivamente para a qualidade da saúde das pessoas”, disse a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino.

EPIs e testes rápidos são assuntos tratados por gestores de saúde em reunião da CIR do Sertão

No dia 20 de maio de 2020, às 15h se reuniu por videoconferência a CIR Sertão da 11ª Região de Saúde – Princesa Isabel e dentre vários assuntos foram discutidas a distribuição de EPIs do Ministério de Saúde e os testes rápidos.

Participaram os gestores de saúde dos municípios de: Água Branca, Imaculada, Tavares, Princesa Isabel, São José de Princesa e Manaíra, além de técnicos do município de Juru, Gerente e apoiadores da 11ª GRS, bem como o Apoiador do COSEMS-PB desta regional.

Na pauta a distribuição de EPIs do Ministério da Saúde e testes rápidos; estratégias de enfrentamento ao COVID19; e-SUS VE no tocante a qualificação das notificações; apresentação da situação de utilização do DIGISUS e portarias ministeriais que contemplam municípios da 11ª Região de Saúde.

Painel Covid Radar reúne informações estratégicas sobre a pandemia

O Painel Covid Radar é direcionado a pesquisadores, gestores e jornalistas, e outros profissionais que necessitem se aprofundar no estudo dos dados relacionados a pandemia. O Conexão Covid Radar colabora com a interlocução entre potenciais doadores de equipamentos ou matéria-prima e instituições que estão precisando de ajuda.

Já a Saúde Covid Radar, servirá de base para aplicativos de monitoramento de saúde e mobilidade, com a coleta diária de informação anônima sobre deslocamento de pessoas, registro de sintomas e monitoramento geolocalizado para estimar a expansão do vírus.

A Plataforma Covid Radar é o resultado da coalizão de instituições e empresas, como o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Instituto Ethos, SAP, Serasa Experian, Amazon, Atos, Microsoft, entre várias outras.

Confira:

https://www.covidradar.org.br/

CIR Vale do Paraíba discute estratégias de enfrentamento à Covid-19

Foi realizada por videoconferência no dia 20 de maio às 14h30, a Reunião CIR Vale do Paraíba 12ª Região de Saúde-Itabaiana. As pautas discutidas foram direcionadas para as estratégias de enfrentamento ao Covid-19.

Participaram da reunião os gestores dos municípios de Caldas Brandão, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Itatuba, Juripiranga, Juarez Távora, Pilar, São Migue de Taipu, Riachão do Bacamarte, Gerente Regional, apoio institucional SES, Apoiadora Cosems-PB e Secretária Executiva da CIR.

Na pauta foram discutidas as seguintes pautas: Portarias Ministeriais, realização de Teste Rápido nos municípios, notificação qualificada, aquisição de EPI’S, além de discussão sobre os instrumentos de gestão e alimentação do DIGISUS

Reunião da CIB-PB será realizada amanhã (21) à tarde por videoconferência

A Secretaria Executiva da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizará a 3ª Reunião Ordinária da CIB/PB, nesta quinta-feira (21) às 14h, por videoconferência, cujo link para acesso será disponibilizado por aplicativo de mensagens duas antes do início da reunião.

Por causa da pandemia da Covid-19, a reunião acontecerá em data alheia ao calendário oficial com o objetivo de homologar as decisões aprovadas até o momento, sem prejuízos à manutenção das políticas públicas de saúde.

Cajazeiras implanta Unidade Municipal de Referência a Covid-19

O município de Cajazeiras implantou ontem a Unidade Municipal de Referência ao Covid-19, com o intuito de garantir a continuidade dos serviços das Unidades de Saúde da Família. A medida irá funcionar das 7h às 19h de segunda a sexta-feira, com equipe de médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, realizando atendimento a todos os pacientes com síndrome gripal encaminhados pela USF.

O município apresentou o plano de Contingência de Combate ao Coronavírus em 16 de março, instaurou o comitê e publicou o primeiro decreto em 19 de março. No dia 23 todos os comércios de serviços não essenciais foram fechados até o dia 22 de abril.

O município realizou testagem rápida, triagem, agendamento para testes rápidos, encaminhamentos, consultas e disponibilizou leitos de observação, um telefone para a população ser orientada, tirar dúvidas e obter informações sobre condutas e isolamento, prescrições.

CIR Piemont da Borborema é realizada com foco em ações de enfrentamento à Covid-19

Na última segunda-feira, (18) foi realizada por videoconferência a Reunião CIR Piemont da Borborema – 2ª Região de Saúde de Guarabira.

As pautas discutidas foram direcionadas para as estratégias de enfrentamento ao COVID19: realização de teste rápido nos municípios, notificação qualificada, suporte hospitalar para casos de COVID na região, aquisição de EPI’S entre outros assuntos.

Participaram os gestores dos municípios de Alagoinha, Araçagi, Bananeiras, Caiçara, Casserengue, Duas Estradas, Guarabira, Mulungu, Pirpirituba, Serraria, Sertãozinho e Solânea, Gerente da 2ª Gerencia Regional de Guarabira, apoiadora do COSEMS.

COSEMS-PB destaca artigos de Pesquisa Nacional dos Gestores Municipais de Saúde (2017-2019)

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-PB) deu total apoio dado ao desenvolvimento da Pesquisa do Perfil dos Gestores Municipais 2017-2020, realizado por meio de parceria entre o Centro de Estudos Estratégicos-Fiocruz e o Departamento de Promoção da Saúde da UFPB.

Do conjunto dos produtos desenvolvidos por meio da pesquisa foram destacadas a produção de dois artigos acadêmicos com o perfil dos gestores do Sistema Único de Saúde e dos enfermeiros.

O primeiro artigo enfoca os Gestores municipais do Sistema Único de Saúde: Perfil e perspectivas para o Ciclo de Gestão 2017-2020 Municipal com Assis Luiz Mafort Ouverney, André Luís Bonifácio de Carvalho, Nádia da Silva Machado, Marcelo Rasga Moreira e José Mendes Ribeiro.

O segundo artigo aborda os enfermeiros gestores no Sistema Único de Saúde: Perfil e perspectivas com ênfase no Ciclo de Gestão 2017-2020. Estiveram ligados a pesquisa, com André Luis Bonifácio de Carvalho, Assis Luiz Mafort Ouverney Mércia Gomes Oliveira de Carvalho, Nadia Maria da Silva Machado (211-222)

As instituições agradeceram o apoio e destacaram nos esforços a certeza na busca de conhecer ainda mais, e com mais qualidade a dinâmica da atuação dos gestores municipais do SUS.

Confira os artigos:

1413-8123-csc-25-01-0211

Revisão CEBES 1 – RSDE7-dialogos (2) (3) (2)