CIR Vale do Paraíba realiza eleição e discute pautas relevantes para a 12ª Região através de reunião remota

A reunião ordinária da CIR Vale do Paraíba aconteceu nesta quinta-feira (4) na modalidade remota com a eleição para presidente, vice-presidente e escolha da Secretária Executiva. Estiveram presentes gestores municipais de Saúde, o diretor Geral do Hospital Regional de Itabaiana, técnicos da Gerência Regional de Saúde, técnicos municipais de saúde da 12ª Região de Saúde e Apoiadora COSEMS.
Na ocasião foi eleita como presidente a secretária de saúde do município de Caldas Brandão, Sabrina Rolim e como vice-presidente a secretária de São José dos Ramos, Aparecida Amorim.

Em seguida houve apresentação das atividades do Apoio COSEMS através do Projeto Formação Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão, como também da dinâmica de funcionamento e o recurso humano da 12ª Gerência Regional de Saúde.

Entre outros pontos de pauta debatidos, estiveram a vacinação contra a COVID-19, o Programa Previne Brasil, Instrumentos de gestão, dentre outros.

Inscrições para curso do ImunizaSUS foram reabertas até o dia 15 de março

As inscrições para o curso “Fortalecimento das Ações de Imunizações nos Territórios Municipais” do Projeto ImunizaSUS foram reabertas e poderão ser feitas até o dia 15 de março pelo site: https://matriculas.conasems.org.br.

O curso de aperfeiçoamento, totalmente gratuito e online, será realizado na Modalidade Educação à Distância (EAD) pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponibilizado pelo Conasems.

A carga horária total do curso será de 180 horas, distribuídas em módulos realizados ao longo de 10 meses, considerando-se 09 meses de curso regular e 01 mês para o desenvolvimento do projeto de intervenção.

As pessoas que se matricularem no curso serão distribuídas em turmas de até 50 alunos a serem coordenados por tutores previamente selecionados.

As atividades do curso estão previstas para iniciarem no dia 19 de março deste ano.

Os requisitos para inscrição são ser profissional ou trabalhador da saúde, atuar ou possuir experiência em ações de imunização em serviços de saúde, de forma direta ou indireta e possuir habilidade para uso de computadores, internet, e-mails fóruns, chats e afins e conectividade necessária ao desenvolvimento das atividades descritas na modalidade à distância; além de possuir disponibilidade para o cumprimento da carga horária mínima do curso.

COSEMS-PB alerta para atenção redobrada aos protocolos sanitários num dos momentos mais críticos da pandemia

O COSEMS-PB alerta os gestores e a sociedade civil para a necessidade de redobrar os protocolos sanitários de prevenção à Covid. Há três dias consecutivos a Paraíba vem registrando 30 óbitos diários, com ocorrência de 32 nesta semana, conforme dados da Secretaria do Estado da Saúde.

No Brasil foram registrados ontem 1.910 mortes por Covid, o pior número desde o início da pandemia.

Segundo informações do boletim epidemiológico da SES), a Paraíba registrou 1.118 novos casos na última quarta-feira (3) e no total tem 224.287 casos confirmados da doença e um 164.712 recuperados distribuídos por todos os 223 municípios.

Os cinco municípios que concentram maior número de novos casos, conforme o último boletim são João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cabedelo e Catolé do Rocha.

Outro dado bastante preocupante diz respeito à ocupação de leitos Covid-19 que em todo o estado já é de 75%, com 64 pacientes foram internados nas ultimas 24h.

A situação segundo a presidente do COSEMS-PB é preocupante sob todos os aspectos, passando pela tristeza da perdas de tantas vidas até o comprometimento do atendimento de saúde à população que precisa para tratamento de outras doenças, afetando o andamento das cirurgias eletivas.

De acordo com Soraya Galdino os gestores precisam intensificar as ações de enfrentamento e conscientização da população não apenas em se prevenir, mas em redobrar os cidadãos. Ela também destaca a necessidade do empenho dos gestores na aplicação das vacinas anti-Covid que em função do pico número de doses que está chegando, ainda é uma realidade em todo o país e consequentemente nos municípios paraibanos.

Em relação à cobertura vacinal, dados do sistema de informação SI-PNI mostram que foram aplicadas 163.367 doses na Paraíba. Até o momento, 120.681 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 42.686 com a segunda dose da vacina.

Edição 2021 do Manual do Gestor Municipal do SUS está disponível em versão virtual, confira

O COSEMS-PB recomenda aos secretários municipais da Paraíba, a consulta à versão virtual do Manual do Gestor Municipal do SUS 2021- “Diálogo Cotidianos”, que teve sua 2ª edição lançada pelo Conasems e está disponível na internet.

Baseado na troca de experiências de gestores e gestoras sobre o cotidiano da gestão da saúde, o livro é voltado para o apoio à organização da gestão municipal e consolida caminhos para o fortalecimento do SUS, seus princípios e diretrizes e também o protagonismo da gestão municipal no enfrentamento à pandemia.

A segunda edição eletrônica inaugura uma nova estrutura para o Conasems, voltada para a elaboração e veiculação de conteúdos formativos e educacionais em múltiplas plataformas, com alta disponibilidade. Trata-se, em síntese, de disponibilizar estes conteúdos em formatos adequados para Ensino à Distância (EAD) em um robusto ambiente virtual de aprendizagem (AVA), acessível por meio de microcomputadores e dispositivos móveis, e também na programação de um canal de TV, ou ainda por meio de Redes Sociais.

Para ter acesso ao manual basta acessar o seguinte link: https://bityli.com/OqnIS

Importância da vigilância em saúde no enfrentamento à Covid foi tema de mesa na 2ª Assembleia Geral do COSEMS-PB

O Conselho dos Secretários Municipais da Paraíba (COSEMS-PB) realizou nesta segunda-feira (1º), a segunda assembleia geral ordinária de forma virtual com a mesa técnica “Vigilância em Saúde: a força da vacinação no enfrentamento a pandemia de COVID-19 sob a ótica nacional e na Paraíba que teve participação do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros e do secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde do Estado da Paraíba , Daniel Beltrammi.

O paraibano Arnaldo Correia que está à frente da Vigilância em Saúde do Ministério de Saúde, apresentou gráficos sobre a situação do Brasil em relação ao número de casos e de óbitos, ele disse que a Paraíba a exemplo de outros estados do Nordeste, apresentou aumento significativo nas últimas semanas. O Brasil está com mais de 15 milhões de doses distribuídas, 74% da Butantan e as demais da Fiocruz.

Ele salientou o papel da vigilância na ampliação de capacidade de testagem através da implantação do programa Diagnosticar para Cuidar, dobrando a capacidade de testagem, além do fortalecimento das redes de laboratórios centrais, citando investimentos do Lacen-PB da Paraíba, que segundo ele, destaca pela boa evolução e do reforço de outras ações de combate à Covid e também a outras doenças.

Arnaldo Correia falou sobre a distribuição de vacinas, informando que para a região Nordeste foram enviadas mais de 3 milhões de doses e 297 mil foram destinadas à Paraíba e sobre a importância da implantação da vigilância genômica que tem avaliado as mutações genéticas. O secretário se colocou à disposição para a resposta de dúvidas através do encaminhamento do COSEMS. “A Secretaria está à disposição de cada secretário para que juntos possamos trabalhar e avançar na saúde pública brasileira”.

O secretário executivo, Daniel Beltrammi agradeceu a parceria do secretário da Vigilância Nacional e também frisou a importância do Lacen-PB, que tem ajudado no monitoramento estadual e na tomada das melhores decisões no planejamento de enfrentamento à Covid ao longo da pandemia. “O nosso Lacen tem alto grau de responsabilidade nos dando suporte em todos os momentos da pandemia e somos imensamente gratos pela sua sensibilidade ao fomentar o apoio ao Lacen e nessa parceria”.

Daniel Beltrammi concentrou sua fala chamando a atenção para a situação de gravidade da pandemia, citando os índices de ocupação, faixa etária, sexo, concentração de casos e comorbidades, tanto nos números globais, quanto de casos graves. Os dados são da plataforma disponível no site do Governo do Estado.

O secretário também falou sobre a mudança de bandeiras por falta de adesão ao isolamento social. “Para se ter uma ideia em janeiro nós regulávamos para internação, em média 24 pacientes por dia, em fevereiro esta média dobrou e no dia 25 de fevereiro internamos 70 pessoas em um só dia”.

Após a condução e pontuações ao longo da mesa técnica, a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino agradeceu as participações e lembrou que diante do quadro da pandemia no Estado, os gestores precisam estar atentos e serem firmes nas ações e exigências da obediência dos protocolos. “Não está nada fácil, a situação não é de brincadeira e precisamos estarmos cada vez mais enfáticos no cumprimento das medidas sanitárias e também em conscientizar a população para não perdermos o controle”, disse.Importância da vigilância em saúde no enfrentamento à Covid foi tema de mesa na 2ª Assembleia Geral do COSEMS-PB

COSEMS-PB realizou 1ª Reunião de Diretoria de 2021 na sexta-feira (26) com acolhimento aos gestores e apresentação da composição

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) realizou na manhã da sexta-feira (26) de forma remota, a 1ª Reunião da Diretoria de 2021 com acolhimento aos gestores de saúde, composição, atribuição e atuação da diretoria, além da apresentação de grupos, comissões e comitê de Ética, Conduta e Planejamento da Gestão do COSEMS.

Na ocasião também foram repassados os informes sobre Covid-19, processo vacinação, Previne Brasil, Reunião do Conares e foi apresentado o parecer do Conselho Fiscal de aprovação da prestação de contas e relatório de atividades do 3º quadrimestre de 2020 e prestação de contas do ano de 2020 e Visita da Auditoria Externa.

Ao final foram apresentadas e discutidas, as pautas da próxima assembleia que será realizada nesta segunda-feira (1º) de março e da CT/CIB que acontecerá amanhã (2). A primeira reunião do ano foi considerada bastante resolutiva e integrativa e a composição da diretoria ficou assim:

Presidente: Soraya Galdino de Araújo Lucena
SMS Itabaiana

Vice-Presidente: VACÂNCIA

DIRETORIA DE FINANÇAS
Titular: Harlanne Herculano Marinho
SMS Guarabira

Suplente: Vanuza Maria de Oliveira Carvalho
SMS Assunção

DIRETORIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO
Titular: Ceciliana Medeiros Vanderlei de Chumacero
SMS Santa Luzia

Suplente: Davi Nunes da Paz
SMS Quixaba

DIRETORIA DE GESTÃO DO TRABALHO
E EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Titular: Francisca Eudézia Damaceno Nunes
SMS Barra de Santana

Suplente: Mychelle Dantas de Almeida Noleto
SMS Cajazeiras

DIRETORIA DE REGIONALIZAÇÃO EM SAÚDE
Titular:Márcia Lúcia de Souza Lima
SMS Várzea

Suplente: Eliana Lopes Leite
SMS Aguiar

DIRETORIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Titular: Murilo Wagner Suassuna de Oliveira
SMS Cabedelo

Suplente: Maria da Fátima de Almeida A. Nóbrega
SMS São Bento

DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Titular: Eliete Silva Nunes Almeida
SMS Esperança

Suplente: Francisca de Lucena Henriques
SMS Princesa Isabel

REPRESENTANTES DE MACROREGIONAL
1ª MACRO – JOÃO PESSOA
Titular: Amanda Pereira Freire de Albuquerque
SMS Caaporã

Suplente: Shênia da Silva Soares Bronzeado
SMS Alagoinha

2ª MACRO – CAMPINA GRANDE
Titular: Ana Paula Barbosa Oliveira Morato
SMS Monteiro

Suplente: Fernanda Isabel Leal Moraes Duarte
SMS Umbuzeiro

3ª MACRO – PATOS e SOUSA
Titular Seção Patos: Umberto Joubert de Morais Lima
SMS São Mamede

Suplente Seção Patos: Antônio Leite Neto
SMS Piancó
Titular Seção Sousa: Amanda Oliveira da Silveira Marques Dantas
SMS Sousa

Suplente Seção Sousa: Edney de Almeida Pires
SMS Cajazeirinhas

CONSELHO FISCAL
1º MEMBRO

Titular: Ronaldo Mascena de Oliveira
SMS Itapororoca

Suplente: Adriana Selis de Sousa
SMS Cuité

2º MEMBRO

Titular: Janaína de Medeiros Lima Almeida
SMS Picuí

Suplente: Sabrina de Moura Rolim
SMS Caldas Brandão

3º MEMBRO

Titular: Rafael Aires Tenorio
SMS Mamanguape

Suplente: Geveralda Farias de Lima
SMS Duas Estradas

CIR Piemonte da Borborema realiza 1ª reunião da Câmara Técnica de forma remota

A 1ª Reunião da Câmara Técnica CIR Piemonte da Borborema da 2ª Região de Saúde foi realizada na quinta-feira (25) à tarde, de forma remota com a participação de técnicos da Gerência Regional de Saúde e técnicos municipais de saúde da 2ª Região de Saúde e Apoiadora COSEMS-PB.

Dentre os principais pontos destacaram-se o acolhimento aos membros da Câmara Técnica e apresentação do seu papel, reuniões e a competência de acordo com o Regimento Interno da CIB, pactuação do calendário de reuniões e discussão sobre a vacinação contra à COVID-19, além do programa Previne Brasil, instrumentos de gestão, o Projeto Aprimoramento do Planejamento, da gestão e da regionalização da Saúde na Paraíba, dentre outras temáticas.

Na oportunidade foram repassados informes gerais de interesse da Região, como prazo SIOPS, prazo PSE, DigiSUS, Relatório 3º Quadrimestre, RAG dentre outros.

CIR Cariri realiza de forma presencial 1ª Reunião Ordinária da CIR Cariri Ocidental em Monteiro

A 1ª Reunião Ordinária da 5ª Comissão Intergestores Regional – CIR Cariri foi realizada na última sexta-feira (19) de forma presencial em Monteiro, com a recepção da gestora de saúde do município, Ana Paula Barbosa aos colegas secretários da 5ª Região de Saúde e participação da apoiadora do COSEMS de forma remota. Na ocasião foram obedecidos os protocolos sanitários preconizados pelas autoridades de saúde.

A reunião contou a eleição da vice-presidência da CIR e indicação dos membros da CT da CIR e da CIES – Comissão Estadual de Integração Ensino Serviço, além dos informes técnicos da 5ª GRS e COSEMS-PB.

Dentre os secretários, a gestora do município de São João do Cariri, Elian Antonino foi escolhida como vice-presidente da CIR e a apoiadora Lúcia Leal fez apresentação sobre o papel do COSEMS PB no processo de construção do SUS no estado da Paraíba e em nível nacional como também a parceria do COSEMS PB com o Projeto Rede Colaborativa.

CIR Curimataú e Seridó Paraibabo realiza de forma remota 1ª Reunião Ordinária com eleição da mesa e repasse de informes aos gestores

Na quinta-feira (25) ocorreu de forma remota a 1ª Reunião Ordinária da CIR Curimataú e Seridó Paraibano, com participação dos secretários municipais de saúde da região, Gerência Regional de Saúde, apoiadores regional, institucional e do COSEMS. A reunião teve como pauta a apresentação dos Gestores, apoiadores e membros e repasse dos informes como aprovação do Calendário de Reuniões da CT/CIR – 2021, ciência da implantação da ESF e EACS de Barra de Santa Rosa, entre outros.

A reunião foi iniciada com as falas de boas vindas da presidente e da vice-presidente Adriana Selis e Janaina Medeiros), continuando com as apresentações das Apoiadoras Institucional Natália e do COSEMS Lúcia Leal que seguiu também com os informes: SIOPS, PSE, Previne Brasil, DigiSUS, além das conferências Municipais do primeiro ano de gestão como subsídio para o planejamento dos PMS 2022/2025, Curso Imuniza SUS e Manual do Gestor do SUS.

Em seguida houve a a eleição da mesa diretora da CIR com a discussão entre as duas chapas apresentadas e consenso entre os membros para aprovação da chapa 2 composta pelo Gestor do Município de Nova Floresta Lívio Ian de Souza Cavalcante para presidência e a gestora do município de Cubatí, Elaine Cristina de Sousa Medeiros vice-presidência.

Em reunião remota, CIR Borborema realiza acolhimento aos gestores e repasses de informes

A CIR Borborema realizou na quarta-feira (24) às 13h30 a reunião e acolhimento aos gestores 2021-2024, por via remota. Na oportunidade foi aprovado o cronograma anual de reuniões e repasse dos informes gerais de interesse da Região.

Entre os informes relevantes foram tratados o prazo SIOPS, prazo PSE, DigiSUS, Relatório 3º Quadrimestre, RAG, Portaria 166 e 214 de 2021 – Previne Brasil, Recurso do Centro de Atendimento à COVID-19.

Além dos municípios que participaram da reunião, também estiveram online o APOIO COSEMS-PB, a Gerência Regional de Saúde e o Apoio Institucional.