COSEMS-PB marca presença na 315ª Reunião do Conselho Estadual de Saúde da Paraíba

Na terça-feira (9), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) marcou presença na 315ª reunião do Conselho Estadual de Saúde da Paraíba (CES/PB). Representando a entidade e como conselheiros, estiveram presentes Janaina Medeiros, secretária de Saúde de Picuí e diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do COSEMS-PB, e Ana Carolline Carvalho, secretária executiva do COSEMS-PB. participação do COSEMS-PB na reunião reflete seu compromisso contínuo com o fortalecimento da saúde pública na Paraíba, buscando sempre aprimorar a gestão e a qualidade dos serviços oferecidos pelo SUS na Paraíba. No encontro foram discutidos sobre o Opera Paraíba, a Assistência Oncológica, Vacina da Influenza e a Atenção Básica de Saúde e Financiamento.

Durante a reunião, Ana Carolline Carvalho destacou a parceria contínua e a colaboração do COSEMS-PB com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba e o CES/PB. Em sua fala, ela abordou a importância do Seminário Internacional de Planejamento da Força de Trabalho na Saúde, enfatizando o lançamento do censo para levantamento da força de trabalho no setor e a realização de um curso sobre o tema. “O curso visa subsidiar o aprofundamento da equipe da Paraíba, capacitando-os como multiplicadores na gestão do trabalho e educação em saúde”. Ana Carolline também ressaltou a relevância da capacitação, mobilização e articulação do CES/PB junto aos Conselhos Municipais de Saúde (CMS).

Na ocasião, a diretora do COSEMS-PB, Janaína Medeiros, sublinhou a necessidade de orientar, apoiar e fortalecer o controle social nos municípios, de forma a operacionalizar o Sistema Único de Saúde (SUS) de maneira eficiente junto aos gestores, trabalhadores e, principalmente, aos usuários de saúde. “A expectativa é que essas ações contribuam significativamente para a nova gestão municipal que se iniciará em 2025”, afirmou.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 20 =