Presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino participa de Seminário Internacional sobre Planejamento da Força de Trabalho na Saúde em Brasília

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), Soraya Galdino, e a secretária executiva do COSEMS-PB, Ana Carolline Carvalho, participaram do Seminário Internacional de Planejamento da Força de Trabalho na Saúde, realizado nos dias 4 e 5 de julho, em Brasília/DF. Promovido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS), através da Coordenação-Geral de Planejamento da Força de Trabalho na Saúde, o evento teve como objetivo fomentar o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre o planejamento da força de trabalho na saúde.

O seminário reúne gestores, profissionais, pesquisadores e representantes de órgãos e instituições nacionais e internacionais, promovendo um ambiente de debate e troca de experiências para enriquecer as práticas e fortalecer as estratégias de planejamento da força de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o evento, Soraya Galdino ressaltou a importância do seminário como uma agenda positiva, destacando o trabalho dos profissionais da saúde desde o início da pandemia de coronavírus e enfatizando a necessidade de valorizá-los. “Esse momento é importante pois, desde a pandemia da COVID-19, os profissionais de saúde estão sobrecarregados com excesso de trabalho em virtude de todos os problemas e sequelas deixados pelo período pandêmico. Os trabalhadores da saúde sustentam e fazem o SUS acontecer, eles precisam de valorização e, o mais essencial, qualificados e cuidados. Cuidar de quem cuida é importantíssimo,” destacou a presidente do COSEMS-PB.

A colocação de Soraya Galdino destaca a importância do conhecimento e valorização dos trabalhadores da saúde pelo Ministério da Saúde e pelo Estado. Ao compreender a força de trabalho no SUS, é possível garantir que os profissionais sejam bem remunerados, qualificados e atuem em um ambiente de trabalho positivo. Isso, por sua vez, se reflete em uma assistência de saúde de melhor qualidade para a população.

Ana Carolline Carvalho também ressaltou a relevância do evento para os gestores municipais de saúde. “Participar desse seminário nos permitiu ter uma visão mais ampla das práticas para trazê-las à nossa realidade local, visando sempre a melhoria do atendimento aos municípios”, comentou a secretária executiva do COSEMS-PB.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 − um =