Notas e Orientações

2026

  • Nota Informativa 01/2026 – Inclusão de informações relativas a recursos de emendas parlamentares no Relatório de Gestão (RG) e nos Relatórios Detalhados do Quadrimestre Anterior (RDQA) no sistema DigiSUS Gestor

2025

  • Nota Informativa 05/2025 – Atenção Primária à Saúde
  • Nota Informativa 04/2025 – Rede de serviços para atendimento a mulher vítima de violência doméstica e sexual
  • Nota Informativa 03/2025 – Emendas Parlamentares
  • Nota Informativa 02/2025 – Incentivo adicional do componente de qualidade aos municípios com equipes de Saúde da Família-eSF, equipes de Atenção Primária- eAP, equipes de Saúde Bucal(eSB) e equipes Multiprofissionais (eMulti), conforme a Portaria GM/MS nº3.493, de 10 de abril de 2024.
  • Nota Informativa 01/2025Esclarecimentos no tocante à metodologia de cálculo do componente vínculo e acompanhamento territorial na APS.

2024

2023

2022

2020

2018

2017

Mais Médicos para o Brasil

  • Nota informativa nº 2/2025-CGPLAD/DGAPS/SAPS/MS – Necessidade de retirada de vagas confirmadas no Chamamento Público nº 2/2025 (41º Ciclo) – Adesão e/ou renovação da adesão de municípios e do DF – Projeto Mais Médicos para o Brasil (SAPS) para cumprimento de demanda judicial.
  • Nota Informativa nº 1/2025-CGPLAD/DGAPS/SAPS/MS – Apresenta as definições de vagas inativas, canceladas/descredenciadas e suspensas e como as mesmas poderão ser reativadas, para a publicação no site do Mais Médicos.
  • Nota Informativa nº 07/2024-DGAPS/SAPS/MS – Atuação dos(as) Profissionais Médicos(as) Participantes dos Programas de Provimento Federal (Projeto Mais Médicos para o Brasil – PMMB e Programa Médicos pelo Brasil – PMpB) no estado do Rio Grande do Sul no cenário de calamidade pública.
  • Nota Informativa nº 06/2024-DGAPS/SAPS/MS – Diretrizes para a organização e processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde.
  • Nota Informativa nº 02/2024-DESCO/SAPS/MS – Orienta a complementação de carga horária dos profissionais do Projeto Mais Médicos para o Brasil que atuam em equipes de Atenção Primária Prisional e equipes de Consultório na Rua.

Mais Saúde com Agente

  • Nota Informativa nº 6/2025-CGAES/DEGES/SGTES/MS – Dispõe sobre a validação dos profissionais de saúde na plataforma e-Gestor no âmbito do Programa Mais Saúde com Agente.
  • Nota Informativa nº 39/2024-CGAES/DEGES/SGTES/MS – Dispõe sobre o planejamento das horas das atividades curriculares dos cursos técnicos do Programa Mais Saúde com Agente, a serem realizadas durante a jornada de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE).
  • Nota Informativa nº 24/2024-CGAES/DEGES/SGTES/MS – Dispõe sobre a participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) nos cursos técnicos promovidos pelo Programa Mais Saúde com Agente e os casos de impedimentos de participação.
  • Nota Informativa nº 3/2023-CGAES/DEGES/SGTES/MS – Assunto: A presente Nota Informativa trata sobre o não desligamento dos estudantes dos cursos técnicos do Programa Saúde com Agente, que não possuem preceptores designados.
  • Nota Informativa nº 7/2022-CGAED/DEGES/SGTES/MS – Assunto: Dispõe sobre as atividades curriculares dos Cursos Técnicos do Programa Saúde comAgente, durante a jornada de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
  • Nota Informativa nº 6/2022-CGAED/DEGES/SGTES/MS – Assunto: Retificação da Nota Informativa (NI) n° 5/2022-CGAED/DEGES/SGTES/MS de 16 de setembro de 2022 – Programa Saúde com Agente.
  • Nota Informativa nº 5/2022-CGAED/DEGES/SGTES/MS – Assunto: Retificação da Nota Informativa (NI) nº 4/2022-CGAED/DEGES/SGTES/MS
  • Nota Informativa nº 4/2022-CGAED/DEGES/SGTES/MS – Assunto: Esta Nota Informativa tem o objetivo de dar publicidade e esclarecer aspectos relativos às regras para novas convocações de candidatos inscritos nos cursos do Programa Saúde com Agente para ocuparem as vagas remanescentes, conforme a ordem de classificação.
  • Nota Informativa nº 2/2022-CGATES/DEGES/SGTES/MS – Assunto: Eleições 2022 – Esclarecimento sobre restrições quanto ao uso da marca do governo federal e o impedimento da distribuição do kit de uso individual (colete, mochila impermeável e boné), durante o período eleitoral, aos Agentes Comunitários de Saúde – ACS e aos Agentes de Combate às Endemias – ACE participantes dos cursos do Programa Saúde com Agente.
  • Nota Informativa nº 1/2022-CGATES/DEGES/SGTES/MS – Assunto: Dispõe sobre impedimentos dos Agentes Comunitários de Saúde –ACS e dos Agentes de Combate às Endemias – ACEs para participação noscursos técnicos promovidos pelo Programa Saúde com Agente.

2025

2023

2022

2021

2020

2019

2025

2023

2021

2019

2018

2017 e anteriores

2025

2021

2020

2019

2018

2017 e anteriores

2025

2021

2018

2017

Mais Médicos para o Brasil

  • Nota Técnica nº 85/2025-CGPLAD/DGAPS/SAPS/MSA presente Nota Técnica destaca a importância da focalização territorial considerando as vulnerabilidades intramunicipais e a população exclusivamente dependente do SUS, como critérios complementares, para suprir as limitações metodológicas da análise territorial agregada por município (proposto pelo IPEA) na avaliação da equidade do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB).
  • Nota Técnica nº 79/2025-CGPLAD/DGAPS/SAPS/MSTrata-se de estudo exploratório, que objetivou analisar a média de permanência e a taxa de rotatividade entre médicos dos programas de provimento federal (Programa Mais Médicos para o Brasil – PMM e Programa Médicos pelo Brasil – MpB) e convencionais (fora dos programas de provimento) das equipes de saúde da família (eSF).
  • Nota Técnica nº 52/2024-DGAPS/SAPS/MSEsclarecimento sobre os procedimentos para solicitação ao acesso a base dados, identificados, pseudononimizados ou anonimizadas não públicas à Cordenação Setorial de Planejamento, Avaliação e dimensionamento de Profissionais da APS – CPLAD, com Base nas Leis nº 12.527/2011 e nº 13.709/2018.
  • Nota Técnica nº 56/2025 – CGPLAD/DGAPS/SAPS/MSEstudo de redimensionamento de vagas autorizadas e ativas do Projeto Mais Médicos para o Brasil.
  • Nota Técnica nº 26/2024 – CGZV/DEDT/SVSA/MSReforça estratégias de suspeição da leptospirose, diagnóstico e tratamento oportunos e esclarece sobre a quimioprofilaxia, em cenários de desastres climáticos.
  • Nota Técnica nº 53/2024-DGAPS/SAPS/MSPainel de Monitoramento dos Programas de Provimento da Secretaria de Atenção Primária à Saúde – Programa Mais Médicos e Médicos pelo Brasil.
  • Nota Técnica série Histórica – CPLAD/DGAPS/SAPS/MSSérie histórica de profissionais ativos do Programa Mais Médicos e Médicos pelo Brasil.
  • Nota Técnica Conjunta nº 20/2023-CGPP/DGAPS/SAPS/MS e CGRES/DEGES/SGTES/MSRevoga e substitui a Nota Técnica DEPREPS/SGTES/MS Nº 708/2017, que dispõe sobre o desenvolvimento de ações de preceptoria por médicos participantes do Projeto Mais Médicos para o Brasil – PMMB.
  • Nota Técnica nº 708/2017-DEPREPS/SGTES/MSDispõe sobre o desenvolvimento de ações de preceptoria por médicos participantes do Projeto Mais Médicos para o Brasil – PMMB.
  • Nota Técnica nº 138/2022-CGZV/DEIDT/SVS/MSReforça estratégias de detecção, monitoramento e resposta para o enfrentamento da leptospirose durante inundações e situações de desastres naturais.

2022

2021

2020

  • COSEMS-PB
    • Nota Jurídica nº 04/2020 – Lei nº 14.035 de 11 de agosto de 2020.
    • Nota Jurídica nº 03/2020 – Orientações sobre contratações públicas durante a pandemia do COVID-19 frente as notificações dos órgãos de controle e fiscalização
    • Nota Jurídica nº 02/2020 – Divulgação de pacientes com testagem positiva para o COVID-19
    • Nota Jurídica nº 01/2020 – Testagem de profissionais de Saúde para covid-19, em especial de Enfermagem, conforme decisão da justiça dada ao COFEN em agravo de instrumento.
  • Nota de Repúdio Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa – 01 de abril de 2021 – O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS-PB vem a público repudiar veementemente a postura adotada pelo Secretário Municipal de Saúde de João pessoa, Sr. Fábio Rocha, em entrevista concedida a TV Cabo Branco no dia 31 de março.