Umbuzeiro é homenageado durante audiência pública do Ministério Público do Trabalho com participação do COSEMS-PB

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) participou a convite do Ministério Público do Trabalho de audiência pública na manhã desta quarta-feira (20) sobre saúde do trabalhador. Na ocasião, Umbuzeiro foi premiado pelo MPT e pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) por ser o município com mais notificações de acidentes trabalho, evidenciando a atenção em notificar devidamente os casos de acidente em cumprimento aos direitos do trabalhador.

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, que participou do evento junto com todos os gestores da 2ª macrorregião (região de Campina Grande e municípios ao seu redor, totalizando 69 municípios), parabenizou o trabalho da secretária de saúde de Umbuzeiro, Fernanda Moraes, que foi destaque, relatando: “Esse trabalho traduz que nós, gestores, sempre nos empenhamos em fazer o melhor quando somos capacitados. Ficamos muito felizes em ver o município de Umbuzeiro sendo destaque nas notificações. De forma proporcional, o município ficou em 1º lugar servindo de referência para todos os outros municípios).

A audiência integra iniciativa realizada no âmbito dos projetos nacionais do MPT: “Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no SUS” e “Promoção da Regularização das Notificações de Acidente do Trabalho”, que tem como objetivo gerar informações para a elaboração de estratégias de prevenção, controle e enfrentamento de problemas de saúde relacionados com o trabalho.

No mais, foram discutidos pontos como a perda de vidas e de produtividade pelo adoecimento do trabalhador em ambientes inseguros e insalubres e estatísticas e números relativos ao afastamento de trabalhadores e os impactos sociais e econômicos decorrentes do problema.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 2 =