COSEMS-PB participa da 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental em João Pessoa

O COSEMS-PB, através da equipe técnica e do diretor de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do COSEMS-PB, Davi Nunes estão participando da 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental em João Pessoa, que será realizada até amanhã (21) no Espaço Cultural José Lins do Rego, nos dois turnos. Nesta quarta houve um debate no período da manhã e à tarde os os participantes irão se apresentar em Grupos de Trabalho. A atividade terá continuidade amanhã, quando o evento será encerrado pela plenária final e eleição dos delegados para a etapa nacional.

Representando a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino no evento, o diretor Davi Nunes, gestor do município de Quixaba, destacou a importância de manter as conquistas alcançadas pela saúde mental e da disposição do COSEMS em apoiar à Conferência. “Estamos representando os 223 municípios paraibanos que em seus territórios realizaram suas Conferências Municipais de Saúde Mental. Nos municípios é que saúde realmente acontece e por isso trazemos esta prática e experiência para avançarmos conjuntamente”.

Dentre alguns aspectos relacionados à saúde mental na prática, Davi Nunes pontuou situações como a abordagem do paciente em crise de contenção. “Durante uma crise do paciente é preciso estabelecer uma relação dialógica, não abordando como se ele fosse agressivo e que cometeu algum crime, são cuidados necessários e pontos importantes que precisam serem atendidos e por isso estimulamos através do COSEMS a realização das conferências regionais e municipais”.

O diretor ressaltou a importância do evento como forma de levar discussões e demandas formuladas pelos municípios ao evento nacional. “Entendemos que não construiremos proposta na Conferência Estadual, mas aqui selecionamos as propostas construídas nos municípios para levar para Conferência Nacional em Brasília em 2023. Assim, agradecemos o convite feito ao COEMS para participar da mesa de abertura deste grande evento de discussão da Política de Saúde Mental”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =