Projeto de João Pessoa em saúde reprodutiva é premiado na 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS*

O trabalho ‘Inserção do Diu na APS: estratégias de ampliação da assistência e acesso em saúde reprodutiva’ do município de João Pessoa foi premiado na 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, na noite desta quinta-feira (14), no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, na premiação das experiências que se destacaram em 2022.

A inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) ofertada na Atenção Primária à Saúde (APS) é uma das opções de contraceptivos eficazes, de longa duração e baixo custo para o Sistema Único de Saúde. Com este foco a experiência mostrou estratégias desenvolvidas por uma Equipe de Saúde da Família do Distrito Sanitário V no município de João Pessoa no Estado da Paraíba para ampliação da assistência e acesso em planejamento reprodutivo às mulheres em idade fértil na unidade saúde da família (USF).

A partir de uma demanda local identificada pela equipe nas consultas médica e de enfermagem, foram planejadas estratégias de ações à saúde da mulher e ofertada na USF a inserção do DIU.

Nas consultas e rodas de conversa com as gestantes e comunidade em geral os profissionais realizam sensibilização para desmistificar tabus criados ao longo do tempo sobre o DIU.

Durante a pandemia a equipe utilizou os grupos de WhatsApp e mídias sociais para divulgação, agenda e informações.

Através de articulação intersetorial com às Instituições de Ensino Superior especialmente com o Projeto de Extensão Inserção do DIU na Atenção Básica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) o trabalho tem contribuído para fortalecer às ações de cuidado à mulher e possibilitou capacitar durante a formação dos médicos residentes com o intuito de aumentar o acesso as usuárias nos cenários de prática, visando a redução da mortalidade materna, abortamento provocado, ao planejamento reprodutivo, gravidez não intencional e humanização do cuidado.

A coordenadora da Mostra Brasil, aqui tem SUS, Márcia Pinheiro, destacou o propósito maior do evento, que é incentivar que os trabalhadores e trabalhadoras contem sobre sua atuação e troquem experiências no momento do Congresso. “A Mostra é um espaço de compartilhamento, mais do que de competição. Portanto, as premiações têm um papel de estímulo”, ressaltou.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − dois =