Trabalho do COSEMS-PB é apresentado na 17ª Mostra ‘Brasil, Aqui tem SUS’ no Mato Grosso do Sul

Durante a 17ª Mostra ‘Brasil, Aqui tem SUS’, realizada na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP em Campo Grande (MS), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-PB) que teve experiência exitosa selecionada para amostra, apresentou o trabalho “COSEMS e Rede Colaborativa: um olhar integrado na capilarização do apoio técnico à Gestão Municipal em saúde na Paraíba”.

Conforme o relato foi adotado desenvolvimento do processo de trabalho integrado entre a equipe técnica e Rede Colaborativa por meio da participação ativa na construção e execução do Plano de Ação Anual do COSEMS-PB, em reuniões ordinárias de planejamento da Rede Colaborativa, em reuniões de Diretoria, em reuniões semanais da equipe técnica e também bimestralmente para monitoramento e avaliação do planejamento do COSEMS-PB.

Nestes espaços foi estabelecido uma construção coletiva através do reconhecimento das necessidades dos territórios trazido pela escuta qualificada dos apoiadores. Destarte, elaborando estratégias para fortalecer as regiões de saúde e minimizar as fragilidades.

De acordo com a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, as especificidades regionais da Paraíba que remontam a necessidade de um apoio em saúde direcionado e capilarizado, na perspectiva de qualificar as ações de saúde ofertadas a população, tendo como o gestor municipal de saúde o principal ator político neste desafio.

“Através desta integração com a Rede Colaborativa, por meio de construções coletivas em agendas técnicas, buscamos a qualificação no suporte à tomada de decisão dos gestores através do estímulo à problematização e reflexão das práticas adotadas cotidianamente, o que gera fortalecimento, qualificação e resolutividade na gestão de saúde.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + quatro =