Dez trabalhos de sete municípios paraibanos são expostos na 17ª Mostra ‘Brasil, Aqui tem SUS’

Com dez trabalhos de sete municípios, apresentados na 17ª Mostra, Brasil, Aqui tem SUS, a Paraíba de destaca no evento que acontece na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal em Campo Grande (MS). A seguir confira um resumo das experiências de Queimadas, Itabaiana, Junco do Seridó, Amparo, Cabedelo, João Pessoa e Umbuzeiro.

Amparo
Com a criação de um grupo em uma rede social com Agentes Comunitários de Saúde ACM) durante a vacinação na pandemia do Covid-19 com intuito de levar informação mais rápidas ao usuário de sua área adscrita, o município conseguiu diminuir os desperdícios de sobras de doses no município.

Cabedelo
Com três experiências selecionadas para a mostra nacional, Cabedelo apresentou os seguintes trabalhos: A Educação Permanente como Ferramenta de Gestão e qualidade na Saúde, A Qualidade do Acesso de Gestantes aos Serviços de Saúde Bucal em Cabedelo em tempos de pandeia e o projeto Resgatando Sorrisos, através do reestabelecimento das funções fisiológicas, fonéticas e estéticas da mulher e entrega próteses dentárias e o projeto.

João Pessoa
A cidade apresentou ampliação a experiência da assistência e acesso em planejamento reprodutivo às mulheres em idade fértil na unidade saúde da família (USF), através da inserção do Diu na APS: Estratégias de Ampliação da Assistência e Acesso em Saúde Reprodutiva. a experiência da assistência em planejamento reprodutivo passou a fazer parte do rol de atividades das ESF que atuam na APS, direcionadas à saúde da mulher, do casal e da família, em uma visão de atendimento integral à saúde, baseada no respeito aos direitos sexuais e reprodutivos.

Junco do Seridó
O município implantou o Laboratório Vivo para o combate às arboviroses com hortas orgânicas, planejadas com as comunidades locais para a reprodução e distribuição de plantas repelentes, medicinais e hortaliças. Desenvolvida em espaços públicos, a partir da experiência do laboratório foi fomentada a cultura da fitoterapia, promovendo novos saberes através de oficinas para produção de repelentes e mobilizando profissionais e comunidade e práticas de acompanhamento e visitas domiciliares dos Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e outros.

Itabaiana
O projeto ‘Resgatando e Acolhendo os Sorrisos Especiais: Um Novo Conceito no Atendimento Odontológico dos Pacientes Neuropsicomotores no município de Itabaiana-PB, possibilita a este público, a continuidade do atendimento odontológico no nível de prevenção ambulatorial, domiciliar e hospitalar. Através de educação permanente da USF (Unidade de Saúde da Família) e CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) são realizadas ações de incentivar a busca ativa, orientação de pais e cuidadores para o controle e manutenção da saúde bucal.

Queimadas
Trabalho intersetorial desenvolvido pela Gerência de Articulação e Política para as Mulheres em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, no enfrentamento às violações de direitos humanos perpetradas contra a dignidade feminina no município, através da descentralização e da facilitação do acesso das mulheres a visitas/encontros nas UBS, com divulgação de informações e serviços existentes, realizando diagnóstico das demandas, escuta ativa humanizada e preenchimento de instrumental, com encaminhamentos a Rede de Atendimento à Mulher – REAM.

Umbuzeiro
Identificação precoce de casos infectados peloSARS-CoV-2 – COVID-19, a partir da ciência sobre pacientes sintomáticos, de forma a monitorar casos suspeitos e/ou confirmados. Com isso o município conseguiu reduzir a circulação de pessoas infectadas no meio social; identificando e monitorando a evolução clínica dos casos suspeitos e confirmados, através do teleatendimento; orientação dos pacientes acerca da procura aos serviços de saúde e acompanhamento no pós-covid, através de equipe multiprofissional da atenção básica.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =