Presidente do COSEMS-PB participa de audiência com o MP-PB sobre leitos neonatal e pediátrico

Nesta segunda (15), a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, participou da audiência designada pelo Ministério Público da Paraíba para tratar sobre temas relacionados ao atendimento nas UTIs pediátrica e neonatal da CLIPSI, na rede pública de saúde de Campina Grande, cuja interdição ética pelo CRM – Conselho Regional de Medicina – foi realizada no dia 21 de julho deste ano.

Na oportunidade foi discutida a complementação do pagamento de leito de UTI neonatal e pediátrica da CLIPSI como contrapartida municipal na 2ª macrorregião. A presidente do COSEMS falou que devido à complexidade do tema, a discussão deve ocorrer em fórum ampliado no espaço de governança da CIB, a qual ocorrerá no mês de setembro.

Soraya Galdino destacou que é preciso uma melhor organização administrativa dos entes, inclusive para fins de envio de recursos e comprovação de produção e frisou a dificuldade em fazer transferências. “Os entes precisam colaborem entre si porque nãos será complementando a tabela SUS que vai melhorar a assistência, pois é algo estrutural. É necessária uma organização dos serviços, não se pode ficar repetindo a matéria da complementação”,

Ela propôs que os municípios façam uma análise dos valores e que levará a matéria para a apreciação da CIB.

Estiveram presentes na audiência a 22ª Promotora de Justiça de Campina Grande, Dra. Adriana Amorim de Lacerda; a Coordenadora do CAO Saúde, Dra. Fabiana Maria Lobo; a Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão, Dra. Janaína Andrade de Sousa; o Prefeito de Campina Grande, Dr. Bruno Cunha Lima Branco; o Secretário-Executivo de Saúde do Estado da Paraíba, Dr. Jhony W. Bezerra; o Secretário de Saúde de Campina Grande, Dr. Gilney Porto; o Diretor do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, Dr. Bruno Leandro de Souza; a Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande, Dra. Joaquina Amorim; a Coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do ISEA, Dra. Cândida Cavalcante; o Diretor Geral da CLIPSI – Serviços Hospitalares, bem como demais autoridades e agentes públicos representando a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria de Saúde de Campina Grande e dos municípios de Alagoa Nova, Alagoa Grande, Areia, Aroeiras, Ingá, Esperança, Juazerinho, Lagoa Seca, Massaranduba, Pocinhos, Queimadas, Remigio e Puxinanã.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + oito =