Presidente do COSEMS-PB participa da abertura do II Encontro Estadual de Triagem Neonatal Biológica na Paraíba

Nesta terça-feira (11), a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), Soraya Galdino, esteve presente na abertura do II Encontro Estadual de Triagem Neonatal Biológica da Paraíba – Teste do Pezinho. O evento ocorreu no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP), em João Pessoa, e foi promovido pela Coordenação Estadual de Triagem Neonatal – Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB).

A Triagem Neonatal Biológica (TNB) é um programa de saúde pública essencial que realiza um conjunto de ações preventivas para identificar precocemente doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas em recém-nascidos. Através do teste do pezinho, é possível iniciar tratamentos oportunos, prevenindo sequelas graves e até a morte.

A presença e o apoio da presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, refletem a importância dessa iniciativa e o compromisso contínuo com a saúde pública infantil no estado. Durante sua fala, ela ressaltou a importância do teste do pezinho e a qualidade da triagem neonatal no atendimento e assistência à saúde infantil. “O COSEMS-PB apoia integralmente essa causa. Parabenizamos todos os participantes e o Governo do Estado pela significativa contribuição para a saúde das nossas crianças. O COSEMS -PB está junto, e vamos em frente para garantir uma saúde de qualidade,” afirmou Soraya Galdino.

O encontro visa não apenas destacar a relevância da triagem neonatal, mas também propor o gerenciamento dos casos positivos através de monitoramento e acompanhamento contínuo das crianças durante o tratamento. Este evento marca um passo importante na saúde pública do estado, fortalecendo o compromisso com o bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças paraibanas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 9 =