Presidente do COSEMS agradece participação de órgãos no webinário sobre recursos da Covid e destaca importância do evento para os gestores

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino agradeceu a participação dos mais de 10 órgãos que participaram do I Webinário sobre Recursos COVID e sua correta utilização”, realizado por viodeoconferência na última quinta-feira (3) e dos gestores, que puderam ter orientações abalizadas sobre o uso desses recursos. “Depois do evento já recebi várias mensagens de prefeitos e contadores dizendo que agora ficou claro como utilizar esses recursos e além disso, os órgãos de controle presentes no evento puderam entender porque ainda não foi usado grande parte dos recursos, pois ouviram os gestores e suas dificuldades.”

De acordo com a presidente, o evento mostrou a atuação do COSEMS-PB no sentido de apoiar, qualificar e fortalecer as ações dos gestores de saúde. “Estamos o tempo todo recebendo pressão dos órgãos de controle para usar os recursos recebidos da Covid o mais rápido possível, então foi necessário reunir todos esses órgãos para mostrar que usaremos sim os recursos, pois os municípios estão precisando muito deles, mas que iremos fazer isso de forma responsável e com muito zelo ao dinheiro público”, disse”.

De acordo com a assessora técnica do Conasems, Blenda Pereira, foi de fundamental importância para esclarecer as dúvidas sobre a utilização dos recursos federais, bem como o e o correto registro dos atos relativos a essas despesas. “Parabeniz o Cosems pela iniciativa, tenho certeza que foi de fundamental importância para o apoio à gestão municipal e fortalecimento das ações de saúde no Sistema Único de Saúde”, disse.

Para a assessora técnica da FAMUP, Gisele Aversari, o webinário foi um espaço ímpar em que todas as dúvidas a respeito da utilização dos créditos extraordinários para o enfrentamento ao novo coronavírus foram dirimidas. “Gestores e órgãos controladores e fiscalizadores saíram com um olhar único proporcionando segurança aos gestores municipais na execução destes recursos e isso vai segurança e transparência, foi uma tarde extremamente proveitosa do ponto de vista técnico”.

O Procurador da República do Ministério Público Federal disse que a realização do webinário foi uma iniciativa promissora com resultados no sentido de esclarecer e instrumentalizar os gestores para agirem. “O Ministério Público Federal fez a proposta a todos os presentes no sentido de que atualizassem os seus planos de contingência pra contemplar a aplicação desses recursos até o final deste ano, inclusive apontando no caso de eventual sobra de recursos, outras finalidades que sejam relevantes para as necessidades de saúde da população local, para que o Ministério Público eventualmente possa demandar o Ministério da Saúde, sobre a possibilidade de realocação, redirecionamento esses recursos dentro da legislação própria orçamentária”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 6 =