Janaína Medeiros membro da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do COSEMS-PB, representou o Conselho no II Encontro Macrorregional em Saúde do Trabalhador

Na última quarta-feira (18), a diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Conselho de Secretarias de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) e secretária municipal de Saúde de Picuí, Janaína de Medeiros, representou o COSEMS-PB no II Encontro Macrorregional em Saúde do Trabalhador, em Campina Grande. O evento, que reuniu autoridades e profissionais da saúde, colocou em destaque a relevância do Abril Verde, mês dedicado à discussão da saúde e segurança dos trabalhadores, bem como à prevenção de riscos no ambiente de trabalho.

Um dos principais objetivos do encontro foi divulgar os resultados alcançados pelo Projeto Qualifica Município 2023. Esse projeto visa compartilhar experiências exitosas dos municípios da Segunda Macrorregião em Saúde do Trabalhador e reconhecer as iniciativas que se destacaram, culminando em premiações baseadas nos indicadores do Qualifica Município.

Durante o evento, Janaína destacou a conquista do terceiro lugar pela cidade de Picuí na Segunda Macrorregião, ressaltando o esforço coletivo das equipes de saúde do município. “Conquistamos o terceiro lugar na segunda macro, como destaque pelas ações. Resultado do trabalho que desenvolvemos. Mas todos os municípios se destacaram, os municípios cresceram bastante e merecem ser parabenizados, pelo aumento significativo e quantitativo de notificações e de todas as ações. Todos os municípios da 2ª Macro estão notificando, depois do Qualifica Municípios, foi uma capacitação que eles fizeram com as equipes de saúde do trabalhador dos municípios, e a equipe técnica. Então, conseguiram tirar a 2ª Macro do silêncio”, afirmou Janaína.

A integração entre as Vigilâncias e a Atenção Primária à Saúde foi ressaltada como essencial para a avaliação das condições de saúde da população e para o diagnóstico preciso da saúde do município. O evento evidenciou não apenas a importância do Abril Verde, mas também a relevância do engajamento e da cooperação entre os municípios para promover a saúde e segurança dos trabalhadores.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =