Delegação do COSEMS-PB participa do 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde em Aracaju

Entre os dias 3 e 6 deste mês, o COSEMS-PB esteve participou do 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, em Aracaju (SE) com uma delegação de quase 200 pessoas, entre gestores e técnicos de saúde. Na manhã da quinta-feira, a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino,  coordenou uma mesa sobre financiamento que contou com participação da assessora técnica do COSEMS, Blenda Pereira e do professor Fundação Getúlio Vargas, Gustavo.

Na sexta-feira a presidente Soraya Galdino e a vice-presidente Katiane Queiroga participaram pela manhã da reunião do CONARES, que teve como tema Provimento Médico e ImunizaSUS, no Teatro Tobias Barreto, dentro da programação do 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde.

Além dos diretores, os gestores também participaram ativamente das oficinas e palestras de temáticas variadas importantes para um melhor oferecimento dos serviços de saúde nos municípios com apoio no estande de toda a rede colaborativa.

O estande do conselho foi um dos mais movimentados e contou com kits de arte, cultura e gastronomia da Paraíba, que foram entregues aos visitantes, entre eles o presidente do COSEMS-SE, Enok Luiz Ribeiro, anfitrião do evento com sua equipe e o presidente do CONASEMS, Wilames Freire; recebidos pela presidente Soraya Galdino e a vice-presidente, Katiane Queiroga.

“Foram três dias de muito aprendizado para que nossos gestores possam oferecer a cada dia mais um serviço de qualidade aos usuários. Graças ao empenho do Cosems-PB e a adesão maciça dos nossos gestores participando das oficinas, atividades e também apresentando projetos, a Paraíba se destacou e fez bonito no 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. Parabéns à organização do evento e todos que proporcionaram este momento de troca e crescimento de todos os participantes”, disse a presidente Soraya Galdino

Projetos

Na ocasião os gestores apresentaram algumas experiências exitosas da Paraíba, a exemplo da “A importância das ações relacionadas à saúde da mulher na zona rural de Santana dos Garrotes-PB”, de autoria de Yuryky Maynyson Ferreira de Medeiros, do projeto “Cuidando de quem cuida: Um olhar terapêutico para profissionais de saúde durante a pandemia de Covid-19”, de Danielle Margarida Ramos de Oliveira, da cidade de Umbuzeiro e do  projeto “Monitoramento como estratégia de enfrentamento à Covid-19”, de Lanísia Bianca Passos de Oliveira Cunha e Maisa Lima Batista, da cidade de Esperança.

Também foram apresentados os projetos “Momento Cuidar, de Ambrozina Barreto de Lira, da cidade de Barra de Santana, “Remodelando e melhorando indicadores se Saúde no município de Cajazeirinhas-PB”, de Patrícia Doris Farias Fontes e “Surto de COVID em embarcação: Relato da experiência Vivenciada pela Vigilância em Saúde” de Julia Emília Vaz Sette Câmara, e “Planejamento em Saúde: Uma construção coletiva.”, de Edmilson Calixto de Lima, ambos de Cabedelo e o projeto “Bem Gestar: De repente deixa de ser você e passar a sermos nós”, de autoria de Mayara Raquielle Leonardo Oliveira, do município de Assunção.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =