COSEMS realiza V Seminário Gilson Carvalho e entrega de medalha Gilson Carvalho a Adalberto Fulgêncio

O V Seminário Gilson Carvalho realizado tradicionalmente pelo COSEMS-PB nos meses de dezembro, aconteceu ontem (10) em formato remoto com foco no encerramento da gestão municipal de saúde na Paraíba e com a entrega da Medalha Gilson Carvalho ao secretário de Saúde de João Pessoa e diretor de Atenção à Saúde do COSEMS, Adalberto Fulgêncio, escolhido através de votação dos gestores.

Condecorado como personalidade que se destacou na gestão de saúde pública na Paraíba, Adalberto Fulgêncio agradeceu os votantes e destacou a importância do SUS no atendimento à população brasileira. “Vocês reconheceram que eu dei o melhor de mim nesta pandemia e Deus vai nos ajudar e ano que vem vamos ter vacina sim e viva o SUS, ele que sustentou essa pandemia, muito obrigado!”, disse o secretário cantando um trecho da música “Melhor de Mim” de Mariza.

Adalberto foi escolhido com 73,8% e o segundo colocado foi o secretário executivo de gestão da Rede de Unidades de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi.

O seminário começou no início da tarde com o acolhimento aos participantes e apresentação da mesa sobre Encerramento da Gestão da Saúde Municipal na Paraíba, com o moderador, professor da UFPB, André Bonifácio e participação do Ministério da Saúde, Secretaria do Estado da Saúde, Conasems e COSEMS. Durante a mesa foram abordadas recomendações e orientações para o encerramento da gestão municipal.

Em seguida foi realizada a segunda mesa com foco no ponto de vista contábil e jurídico, na qual representantes do TCE-PB, abordaram o tema em conformidade com a Resolução Normativa do órgão e as considerações jurídicas do Conasems.

O evento foi encerrado com a mesa sobre “Instrumentos de Planejamento no Encerramento da Gestão Municipal de Saúde” e participação de representantes do Ministério da Saúde e SEMS, abordando as Orientações para ajustes nos Instrumentos de Planejamento conforme as ações de enfrentamento à Covid-19.

O seminário foi encerrado com a homenagem à personalidade que se destacou na saúde através da Medalha Gilson Carvalho e contou com a participação de secretários municipais e adjuntos da pasta da Saúde, além de convidados do Ministério da Saúde, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, SEMS-PB, Conasems, SES-PB, TCE-PB, UFPB, IdeiaSUS, Fiocruz e o Conselho Estadual de Saúde.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 4 =