COSEMS-PB recebe visita de técnicos do INCA e participa de reunião sobre projeto de controle do tabaco

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba, recebeu nesta sexta-feira (1) pela manhã, a visita de técnicos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), responsáveis pela articulação e a promoção de ações da Política Nacional de Controle do Tabaco (PNCT). Na ocasião ocorreu uma reunião com a equipe técnica do COSEMS-PB na perspectiva de aprimoramento das ações, de acordo com a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A reunião teve como objetivo de sensibilizar e apresentar uma contextualização dos municípios com programa do tabagismo no estado; apresentar o projeto em andamento com a SES PB e discutir possibilidade de apoio dos municípios nas ações de controle de tabagismo no estado.

O projeto piloto do INCA de Sustentabilidade do Programa Nacional de Controle do Tabaco está sendo desenvolvido em parceria com a SES-PB e visam aprimorar o programa de tabagismo estadual, executando ações e promovendo atividades de sensibilização para fortalecimento

A Paraíba, representante da região do Nordeste do Brasil, é o quarto Estado a receber a visita in loco do INCA. O projeto piloto está sendo desenvolvido nas cinco regiões do estado brasileiro (Tocantins, Goiás, Rio de Janeiro e Paraná). Segundo a OMS, o tabagismo mata 7 milhões de pessoas todos os anos. Dessas, 156 mil ocorrem no Brasil.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − sete =