COSEMS-PB realiza 5ª Assembleia Geral de forma remota nesta quarta-feira (1º)

Nesta quarta-feira (1º), o COSEMS-PB realizou sua 5ª Assembleia Geral Ordinária de forma virtual. Participaram da Assembleia, a Presidente e equipe COSEMS, Rede Colaborativa e gestores municipais. Após a aprovação da 4ª Ata da Assembleia Ordinária do COSEMS-PB, apresentada pela secretária do conselho, Dáfia Vicente Izidoro, foram iniciadas as discussões da pauta da CT/CIB-PB.

Entre os informes expostos sobre a Atenção Primária à Saúde pela assessora técnica do COSEMS e Coordenadora da Rede, Michelle Targino, estiveram as portarias que Institui o Programa Cuida Mais Brasil para o ano de 2022, com a finalidade de aprimorar a assistência à saúde materno-infantil e da mulher no âmbito da Atenção Primária à Saúde; o incentivo financeiro federal de custeio, destinado à implementação de ações de atividade física na Atenção Primária à Saúde (APS) e que dispõe sobre os municípios que poderão fazer jus ao incentivo financeiro do fator de correção e a Portaria que institui incentivo de custeio para a estratégia cardiovascular na APS.

Além das portarias, foram pauta da assembleia, o Programa Saúde com Agente, Oficinas de Escuta da APS na PB; Política Saúde do Homem – Pré-Natal do Pai/Parceiro; e o Seminário Previne Brasil.

Dentro da área temática: Planejamento em Saúde a abordagem foi sobre o Instrumento de Gestão – Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior.

A assessora técnica do COSEMS-PB, Ana Maria Fernande, abordou a Atenção Especializada com o Projeto Diagnóstico e Reestruturação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Regularização da habilitação dos Leitos de UTI convencional, conforme Portaria GM/MS nº 220, de 27 de Janeiro de 2022; Fluxo de atendimento das demandas de oncologia em João Pessoa; Lei 14.335/2022: atenção integral à mulher na prevenção de canceres do colo uterino, de mama e colorretal; entre outros.

Na temática de Vigilância em Saúde, a assessora técnica Anna Katarina Galiza abordou arbovirose; vacinação; reunião com o COREN sobre nota técnica; óbito de tétano na Paraíba; distribuição de testes de Covid -19; otimização do uso da BCG por motivo da redução do envio; hepatite de causa desconhecida e varíola do macaco.

No tópico de Educação Permanente em Saúde, a secretária executiva do COSEMS-PB, Ana Carolline Carvalho, abordou o mapeamento PRO EPS SUS Municípios e o prazo de vigência de aplicação de recursos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − oito =