Seminário sobre Atenção Primária é realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com COSEMS-PB e SES-PB

Ao longo de toda esta terça-feira (31) o COSEMS participou ativamente do Seminário de Qualificação do Desempenho na Atenção Primária à Saúde, através da mobilização de sua equipe técnica e da presença dos gestores municipais de saúde. O evento foi realizado pelo Ministério da Saúde com parceria do Conselho e da SES-PB e contou com o ministro Marcelo Queiroga e vários palestrantes que apresentaram informações relevantes sobre indicadores de saúde.

Após a formação da mesa de abertura pelo ministro, o que contou com o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde – SAPS/MS, Raphael Câmara, o presidente da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária – ADAPS, Alexandre Pozza, diretor do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, Dárcio Guedes Jr, a Superintendente Substituta do Ministério da Saúde no Estado da Paraíba – SEMS-PB, o Ana Paula Pires Fonseca Guimarães, a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, a representante da Secretária de Estado da Saúde da Paraíba, Isabel Sarmento, a representante do Secretário Municipal de Saúde de João Pessoa, Aline Grisi.

Na ocasião houve a assinatura simbólica do contrato do profissional que irá atuar no Programas Médicos pelo Brasil e lançamento do aplicativo e-SUS Gestor.

Em sua fala o ministro Marcelo Queiroga destacou a importância do evento e da Atenção Primária. “As verdadeiras transformações no sistema de saúde do Brasil só serão possíveis através do reforço na Atenção Primária e num evento como este com o COSEMS reunindo os secretários de saúde da Paraíba é fundamental para que o Ministério da Saúde possa dialogar com todas as secretarias e buscar que as politicas públicas implementadas, como o Previne, possam ter os resultados que nós desejamos. Estou certo de que juntos vamos construir um Sistema Único de Saúde que possa propiciar a concretização do preceito constitucional que preconiza a saúde como direito de todos e dever do estado”.

De acordo a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, o alcance dos indicadores de Atenção Primária é nosso objetivo. “A Atenção Primária é a porta de entrada do paciente e por isto este é um momento muito importante porque através destas qualificações podemos estar capacitando a nossa APS para acompanhar e alcançar os indicadores para que a partir deste desempenho o município possa alcançar as notas máximas e para este objetivo é preciso este apoio de todos, a presença do ministro fortalece este entendimento da importância da Atenção Primária de qualidade”.

As palestras da manhã foram iniciadas pelo diretor do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, Dárcio Guedes, que falou sobre o InvestSUS e Ferramentas de Apoio à Gestão do Fundo Nacional de Saúde, destacando a importância do gestor estar munido de informação qualificada. “É importante este momento de qualificação da Atenção Primária, estamos trazendo referentes ao Previne e uma série de informações para falar do financiamento, especialmente das ferramentas que estão disponíveis aos gestores e o pessoal da atenção primária que é a base de toda este processo. Acreditamos que o colaborador pode ajudar os secretários e prefeitos a atuar na lógica do financiamento”.

A temática abordada pela APS foi “Cuidado à pessoa com hipertensão e diabetes”, através da “Organização da APS para o acompanhamento de pessoas com doenças crônicas” e “Uso dos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil como ferramenta para a qualificação do cuidado aos usuários com hipertensão e diabetes”.

No turno da tarde a SAPS/MS deu continuidade as abordagens com as temáticas “Saúde da Mulher e Gestante” através da “Organização da APS para ofertar o cuidado às mulheres e gestantes; “Uso dos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil como ferramenta para garantir o cuidado às mulheres e gestantes” e “Saúde da Criança”, dentro das mesmas perspectivas de organização e uso dos indicadores de desempenho do Previne Brasil como ferramenta para qualificação.

O enceramento do evento foi marcado por debate sobre as temáticas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − cinco =