COSEMS-PB realiza 2ª Assembleia Geral Ordinária com a participação de secretários municipais de Saúde em Campina Grande

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) realizou nesta segunda-feira (06), a 2ª Assembleia Geral Ordinária no auditório do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, com as participações da presidente do COSEMS-PB Soraya Galdino, de vários secretários municipais de Saúde, de Talita Tavares e Kleyber Araújo que fazem parte da Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba (SES-PB), da coordenadora do Centro de Atenção Integrada à Criança (CAI) do Hospital Arlinda Marques, Risomar Firmino e das equipes de Assessoria Técnica e Administrativa do COSEMS-PB.

Na ocasião, foi apresentado o parecer do Conselho Fiscal do COSEMS-PB pela aprovação das contas e do relatório das atividades do 3º quadrimestre e do ano de 2022 e o resultado da Auditoria Externa da MRP Auditoria de 2022 pela secretária executiva Ana Carolline Carvalho. A coordenadora do CAI do Hospital Arlinda Marques, Risomar Firmino apresentou o processo de trabalho do CAI na unidade de saúde e o ambulatório de atendimentos às crianças vítimas de violência. O gerente de Tecnologia da Informação da SES-PB, Kleyber Araújo tratou da implantação do Centralizador PEC e-SUS AB da Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba e Talita Tavares mostrou o cenário de casos de Febre Amarela em primatas não humanos no Rio Grande do Norte e a cobertura vacinal na Paraíba.

A presidente do COSEMS-PB Soraya Galdino e alguns gestores municipais deram suas contribuições durante as discussões levantadas em apoio aos municípios e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. “Hoje foi um dia de discutir muitas pautas e pactuações importantes em prol de uma saúde melhor para os 223 municípios da Paraíba”, afirmou Soraya. Após a Assembleia Ordinária, deu-se início a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da SES-PB com a presença do secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Jhonny Bezerra, representantes da Diretoria do COSEMS-PB e de gestores municipais de Saúde.