COSEMS-PB participa da 8ª Web Oficina da Curadoria em Saúde IdeiaSUS

A 8ª Web Oficina da Curadoria em Saúde IdeiaSUS/ Fiocruz, UFPB e COSEMS-PB foi realizada nesta sexta-feira (14) com
experiência do município de Tenório que mostrou a prática “De igual para igual: promovendo igualdade de gênero no município de Tenório”, apresentada por Waléria Frasão Ramos de Araújo e a especialista convidada Adriana Moro.

Adriana Moro é Enfermeira, doutora em Políticas Públicas pela UFPR e mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas, dentre outros títulos, disse que a experiência pode servir como modelo. “Trata-se de uma experiência de Igual pra Igual que acontece no município de Tenório na Paraíba e mostra-se essencial nos dias atuais, quando vivenciamos o aumento da violência doméstica em tempos de Pandemia. Trabalhar a temática da desigualdade de gênero nas escolas é um caminho sábio para construirmos uma sociedade mais justa e igual. Não é a toa que essa experiência foi premiada, pode servir como modelo para ser reproduzido em outros municípios Brasil afora.”

Para Waleria que apresentou o projeto, ele foi concebido no momento em que a equipe percebeu que o sofrimento psíquico de mulheres está diretamente ligado às questões de gênero. “A falta de empoderamento e autonomia levam à aceitação da violência em suas diversas formas. Nesse sentido, trabalhar com esta temática implica em promover saúde, bem estar e qualidade de vida. Além de buscarmos prevenir atos de misoginia, contribuindo para a crianção de relações igualitárias.
Esse projeto pra mim tem se tornado uma projeto de vida, trata-se de uma luta para que o conhecimento e empoderamento não sejam mais um privilégio mais direito de todas”.

A prática de Tenório é acompanhada pela aluna da UFPB, Dayane Sperle Campos e por Claudia Le Cocq como referência do IdeiaSUS/Fiocruz, além da referência do COSEMS-PB com a apoiadora Nara Pollyana que parabenizou o município pela experiência apresentada, “É um trabalho de muita sensibilidade, realizado em parceria com a Educação. Tem uma representatividade importante e com estratégias motivadoras.”

De acordo com Olindina Vital Neta (Nina), secretária ddjunta de Saúde de Tenório, foi uma alegria participar do projeto. “É uma grande alegria fazer parte de um projeto desenvolvido pelos nossos profissionais que visa a construção de uma sociedade livre de preconceitos e discriminações.”

Para Claúdia Le Cocq do IdeiaSUS/Fiocruz-RJ foi uma excelente web oficina de Tenório. “Hoje é aniversário do município que nos presenteou com a excelente apresentação da prática premiada De Igual para Igual: Promovendo igualdade de gênero no município de Tenório”.

Gabriella Soares da UFPB destacou que a experiência de Igual para Igual apresenta uma experiência muito importante para saúde, englobando um objetivo de desenvolvimento sustentável, igualdade de gênero e fortalecimento de políticas públicas na Paraíba. “O tema rompe barreiras e traz resultados muito potentes para os jovens e para sociedade como um todo de Tenório.”

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 8 =