COSEMS-PB parabeniza gestores de saúde por destaque da Paraíba como único estado a bater meta de vacinação contra poliomielite

O COSEMS-PB parabenizou o trabalho dos gestores de saúde dos municípios, que resultou no destaque da Paraíba, como o único estado do país a alcançar a meta na campanha de imunização contra poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, atingindo ontem (13) a marca dos 95,1% do público-alvo vacinado.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças de até 5 anos em todo o Brasil, mas dados do vacinômetro mostram que na média nacional, a taxa de cobertura é de 64,76%.

A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a única forma de evitar a pólio e, consequentemente, as sequelas. Cada criança deve receber três doses iniciais da vacina inativada (VIP, versão injetável) aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade. Depois, há dois reforços, com a vacina atenuada (VOP, a famosa “gotinha”): o primeiro entre os 15 e 18 meses de vida e o último aos 4 anos.

De acordo com a presidente do COSEM-PB, Soraya Galdino, o esforço conjunto dos 223 municípios paraibanos e do COSEMS foram responsáveis pelo resultado. “Nossos gestores municipais de saúde e suas equipes de profissionais mais uma vez se dedicaram intensamente, como fazem em todas as coberturas vacinais e nos demos as mãos para proteger a população e nossas crianças, alcançando o maior número possível do público-alvo imunizado”.

A poliomielite foi declarada erradicada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas em 1994 com o último caso registrado no Brasil, cinco anos antes desta data.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =