COSEMS-PB alerta para atenção redobrada aos protocolos sanitários num dos momentos mais críticos da pandemia

O COSEMS-PB alerta os gestores e a sociedade civil para a necessidade de redobrar os protocolos sanitários de prevenção à Covid. Há três dias consecutivos a Paraíba vem registrando 30 óbitos diários, com ocorrência de 32 nesta semana, conforme dados da Secretaria do Estado da Saúde.

No Brasil foram registrados ontem 1.910 mortes por Covid, o pior número desde o início da pandemia.

Segundo informações do boletim epidemiológico da SES), a Paraíba registrou 1.118 novos casos na última quarta-feira (3) e no total tem 224.287 casos confirmados da doença e um 164.712 recuperados distribuídos por todos os 223 municípios.

Os cinco municípios que concentram maior número de novos casos, conforme o último boletim são João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cabedelo e Catolé do Rocha.

Outro dado bastante preocupante diz respeito à ocupação de leitos Covid-19 que em todo o estado já é de 75%, com 64 pacientes foram internados nas ultimas 24h.

A situação segundo a presidente do COSEMS-PB é preocupante sob todos os aspectos, passando pela tristeza da perdas de tantas vidas até o comprometimento do atendimento de saúde à população que precisa para tratamento de outras doenças, afetando o andamento das cirurgias eletivas.

De acordo com Soraya Galdino os gestores precisam intensificar as ações de enfrentamento e conscientização da população não apenas em se prevenir, mas em redobrar os cidadãos. Ela também destaca a necessidade do empenho dos gestores na aplicação das vacinas anti-Covid que em função do pico número de doses que está chegando, ainda é uma realidade em todo o país e consequentemente nos municípios paraibanos.

Em relação à cobertura vacinal, dados do sistema de informação SI-PNI mostram que foram aplicadas 163.367 doses na Paraíba. Até o momento, 120.681 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 42.686 com a segunda dose da vacina.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =