Presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, faz fala em defesa dos municípios durante audiência com MPPB sobre atendimentos oncológicos

*Presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, faz fala em defesa dos municípios durante audiência com MPPB sobre atendimentos oncológicos*

Em Campina Grande, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba, Soraya Galdino, participou de audiência com o Ministério Público, a convite da Promotoria de Justiça em Defesa dos Direitos Difusos e Coletivos – Saúde. Na oportunidade, foi tratado da regulação e autorização dos procedimentos de pacientes dos municípios pactuados com Campina Grande para atendimentos oncológicos no Hospital da FAP.

A presidente do COSEMS-PB se posicionou firmemente em relação a esse ponto, pois a dificuldade do acesso tem causado muito transtorno aos gestores municipais e consequente prejuízo à assistência da população. “É necessário entender que os municípios de médio e pequeno porte têm responsabilidade na maioria deles com serviços de Atenção Primária à Saúde, e no máximo, algo pouco da média complexidade, não podendo jamais arcar com despesas de alta complexidade como é o caso da Oncologia. Muitos não possuem nenhum recurso MAC e a garantia do acesso da sua população estar cada dia mais difícil. A alta complexidade cabe aos municípios de grande porte, Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba e Ministério da Saúde. Não se pode jamais fazer encontro de contas de serviços de média complexidade com oncologia, é de uma injustiça sem precedentes com os municípios menores”, registrou Soraya Galdino.

Estiveram presentes a promotora de Justiça em Defesa da Saúde, Dra. Adriana Amorim, o secretário Municipal de Saúde de Campina Grande, Carlos Marques Dunga Júnior, o diretor da FAP e vice-presidente do CMS-CG, Derlopidas Neves, o técnico do Hospital da FAP, Max Jofilly e o vice-presidente da FAMUP, André Gomes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 3 =