Presidente do COSEMS-PB reforça apelo por central de regulação de saúde estadual

O COSEMS-PB destacou mais uma vez a importância de uma central estadual de saúde e pediu união entre os municípios e o Estado para fortalecimento dos serviços de saúde e atendimento à população.

Confira a nota:

O tão sonhado Complexo Regulador Estadual

A regulação no nosso Estado é um problema crônico que se arrasta a dolorosos e longos anos, entra gestor e saí gestor e o assunto sempre vêm a tona com promessas inacabadas de resolução.

Com o advento da pandemia alguns problemas que muitos conseguiam “empurrar para debaixo do tapete” ficaram mais evidentes, as fragilidades sobre regulação de serviços de saúde foram mais expostas, e pudemos visualizar com grande pesar a dimensão do problema.

Apesar da COVID-19 nos trazer muita tristeza com sua contaminação implacável e a ceifa breve de vidas, acredito que podemos também aprender com essa nova doença. Ela nos mostrou o quanto robusto é nosso sistema público de saúde, o quanto somos guerreiros enquanto gestores de saúde e principalmente, como a UNIÃO nos tornou mais fortes e resolutivos.

O Cosems-PB vem neste momento delicado, se dirigir a todos os gestores de saúde detentores de referências de serviços de média e alta complexidade, convidá-los a fazer uma breve reflexão.
Podemos afirmar veementemente, NÃO FAZEMOS SAÚDE SOZINHOS, e é nesse sentido que solicito a vocês, gestores municipais de saúde, que se unam, deem as mãos uns aos outros e a Secretaria de Estado da Saúde, pois só podemos criar o nosso Complexo Regulador Estadual com essa união e consonância de todos, acredito haver unanimidade na concordância de que não podemos adiar mais essa discussão, precisamos fortalecer a garantia da assistência.
E é com este apelo que me dirijo em especial a Campina Grande, Patos e Sousa, o exemplo de vocês impulsionará muitos a se organizarem também. Destaco aqui que não esqueci o município de João Pessoa, muito pelo contrário, ele é decisivo neste processo, mas não é incógnita para ninguém a disponibilidade e abertura que constantemente o gestor da capital se mostra para discutir esta pauta, tendo este entendido a URGENTE necessidade da implantação de um Complexo Regulador Estadual.

A prova disto está sendo apresentada diariamente neste período de pandemia, pois o nosso colega gestor, Adalberto Fulgêncio, foi o primeiro a fazer parceria com a regulação dos pacientes COVID-19 junto a Secretaria de Estado da Saúde, e estamos acompanhando esse resultado satisfatório que o nosso Estado vem mostrando ao país.

Devemos seguir exemplos positivos, deixar a política partidária de lado e fazer a verdadeira política pública de saúde, seguindo o exemplo do gestor da nossa Capital.

Levemos essa experiência exitosa aos nossos territórios.
Reforço o meu apelo na certeza que com a sensibilidade, competência e responsabilidade que todos administram tão grandiosamente suas respectivas Secretarias Municipais de Saúde, estarão juntos com o Cosems e a Secretaria de Estado da Saúde realizando esta discussão, implementando este projeto e deixando este legado para a posteridade.

Um abraço fraterno em todos com muita FORÇA, FOCO E FÉ!

Soraya Galdino
Presidente do COSEMS-PB

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 5 =