Presidente do COSEMS-PB prestigia I Simpósio do Instituto Paliativo

Nesta quinta-feira (09), aconteceu o I Simpósio do Instituto Paliativo – Cuidados Paliativos: Direitos, Saúde e Cidadania, evento que aborda temas cruciais para a área da saúde. O encontro, realizado no auditório da UNIESP, em João Pessoa, debateu a importância dos cuidados paliativos.

Representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba no simpósio, Soraya Galdino, presidente do COSEMS-PB e secretária municipal de Saúde de Itabaiana, destacou a relevância dos cuidados paliativos e de ouvir os pacientes. “Eventos como esse são essenciais para que o paciente tenha voz, para que ele possa expressar realmente o que está enfrentando. Porque muitas vezes, fazemos um planejamento, implementamos práticas, porém nem sempre correspondem às necessidades do paciente. Então, é de extrema importância ouvir o paciente em momentos como este, ouvir aqueles que vivenciam essa realidade e têm caminhos a sugerir. Agora, o COSEMS-PB tem a missão de levar essa questão aos nossos gestores e aos nossos municípios.”, concluiu Soraya Galdino.

O Simpósio do Instituto Paliativo foi um fórum crucial para o debate e a troca de conhecimentos sobre a importância dos cuidados paliativos na garantia de direitos, na promoção da saúde e na cidadania.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − 1 =