Presidente do COSEMS-PB destaca luta por melhoria da saúde durante entrega de equipamentos no Hospital Regional de Itabaiana

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Soraya Galdino e secretária municipal de saúde de Itabaiana, participou da solenidade do governo do estado para entrega de equipamentos da rede materno-infantil do Hospital Regional de Itabaiana, destacando a atuação permanente do conselho na luta pela melhoria da qualidade da saúde pública dos municípios paraibanos, através do fortalecimento regional.

Soraya Galdino expressou sua felicidade em presenciar a concretização de avanços como o da entrega dos equipamentos que fortalecem a regionalização. “São avanços para a população atendida no HRI que melhoram a nossa assistência neste hospital, fruto de nossa luta permanente junto a Secretaria de Estado da Saúde e que fortalece toda esta região”, disse.

A 12ª Região de Saúde compreende 14 municípios e uma população superior a 160 mil habitantes, que segundo a presidente do COSEMS, poder ter a resolução da maioria dos casos em nível regional, sem precisar se deslocar para atendimento de saúde em João Pessoa.

Soraya Galdino também ressaltou a atuação do COSEMS no processo de regulação de saúde. “Como presidente do conselho e representante desta região, trabalhamos incansavelmente pela regionalização do atendimento de saúde para que nossos municípios não fiquem tão dependentes. Desta forma, vimos como um grande avanço a aprovação em CIB da nossa regulação estadual única da rede materno-infantil que era uma luta que já vínhamos travando”.

Ela explicou que durante a pandemia de Covid-19, a Paraíba deu uma resposta muito boa com a central única de regulação para atender aos casos de Covid, ajudando no processo de ampliação do modelo. “A central funcionou muito bem para a regulação destes casos e junto com a SES batalhamos pela implantação da central e conseguimos convencer os dois maiores municípios a aceitá-lo, fortalecendo assim a saúde e consequentemente quem está na ponta”.

Presentes no evento, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino e o deputado estadual João Gonçalves citaram a importância do COSEMS e sua atuação e força durante a pandemia e de forma constante em prol da saúde paraibana.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + oito =