Outubro Rosa: COSEMS-PB incentiva as mulheres sobre cuidados para prevenção do Câncer de Mama

O Câncer de Mama é o tipo de câncer mais frequente que afeta a mulher brasileira. Na doença há um desenvolvimento anormal das células da mama, que vão se multiplicando de maneira repentina até a formação de um tumor maligno. O diagnóstico precoce faz toda diferença durante o tratamento.

Em outubro, mês de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), abraça a causa e faz um apelo às mulheres com 40 anos ou mais para irem em busca do atendimento médico especializado e realizarem o exame de mama, a mamografia.

“Sabemos o quão tem sido frequente o registro de mulheres acometidas pelo Câncer de Mama, por isso, é fundamental que, anualmente, elas façam a mamografia para previnir a doença. Estamos incentivando-as sobre a importância do acompanhamento preventivo de cuidado a sua saúde. O “Outubro Rosa” deve ser o ano inteiro e o COSEMS-PB abraçou a causa incentivando os gestores municipais para mobilizarem seus municípios com campanhas educativas”, afirmou a presidente do COSEMS-PB Soraya Galdino.

A mamografia é o exame das mamas bastante simples que faz um raio-x da mama e possibilita que possa detectar o câncer na fase inicial do tumor, ou seja, ainda pequeno. Além do autoexame, a mulher pode ter uma alimentação saudável, equilibrada e praticar atividades físicas para prevenção dessa e de outras doenças.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =