Oficina do projeto FortaleCIR é realizada com gestores do Cariri nesta quinta-feira (30)

O COSEMS-PB em parceria com a SES-PB realizou neste quinta-feira (30) a Oficina do Projeto FortaleCIR com a 15ª CIR e presença de 85% dos gestores da região. Por causa da pandemia da Covid-19 as oficinas vêm sendo realizadas através ds videoconferência.

A Apoiadora Institucional CEFOR-RH-SES na 3° Gerência Estadual de Saúde destacou a importância da integração para a regionalização. “Quando construímos juntos conseguimos fortalecer a regionalização. Regionalização é pensar e construir entendendo e conhecendo seu próprio território e dos demais.”

A secretária municipal de saúde de Umbuzeiro Fernanda Moraes parabenizou o projeto. “Quero parabenizar o COSEMS com esse projeto e Eudézia por estar à frente da nossa CIR, conduzindo da melhor forma possível. Vamos juntos fortalecer nossa regionalização, nossos atendimentos a população que tanto precisamos, principalmente nesse momento que paramos os atendimentos e a demanda que já existia reprimida só amentou nesse período. Que através do Estado consigamos fortalecer o Hospital de Queimadas como também toda pactuação de serviços de saúde que já melhorou bastante.”

A Apoiadora da Rede Colaborativa, Nara Pollyana destacou que “a oficina do FortaleCIR veio no momento certo para impulsionar o fortalecimento da 15ª Região de Saúde – Cariri Oriental com a proposta principalmente de reorganização do processo de Regionalização, a mesma já e uma região estruturada, com gestores comprometidos, e esse alinhamento só trará benefícios para Região. Parabéns a todos os envolvidos!”

Na opinião da gestora da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cecília, Maria Helena Gomes, o momento foi de fortalecimento. “Foi uma tarde muito produtiva. Parabenizo a amiga Eudézia por todos esforços e dedicação na condução da nossa CIR, parabenizo também o COSEMS, a Jaciline e a todos os envolvidos nesse projeto. Juntos seremos mais fortes.”

De acordo com Islany Alencar da Coordenação do Apoio Institucional da SES-PB, o papel do SUS é decisivo para continuar potencializando a regionalização. “Contem conosco, estamos disponíveis para colaborar e fortalecer o nosso Sistema Único de Saúde (SUS), que mais do que nunca está claro a importância dele e da necessidade de forma resolutiva”.

Para Francisca Eudézia Damasceno, gestora de Barra de Santana e Presidente da 15ª CIR e diretora do COSEMS-PB, foi uma reunião bastante proveitosa com a discussão do fortalecimento da região de saúde, sua governança, como este processo deve acontecer. Somos uma região com gestores muito próximos, unidos e nesta reunião melhoramos nosso conhecimento e regionalização é onde a gente vislumbra melhorar a assistência da população, num processo de solidariedade e compartilhamento e o COSEMS pensou bem em fortalecer as regiões de saúde e é isso que a nossa região se propõe”, disse.

Além dos secretários de saúde, participaram da oficina, o prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião, Marcelo Mandú da GEPLAG/SES-PB, Débora Gomes da CIB-PB, Islany Alencar e demais apoiadores institucionais do CEFOR/SES-PB.

De acordo com Marcelo Mandú da GEPLAG/SES-PB, o projeto FortaleCIR do COSEMS é fundamental no processo de fortalecimento da Regionalização do SUS na Paraíba. “Ele é parte integrante do Planejamento Regional Integrado que vem sendo pactuado com a SES/PB, visando o aprimoramento das ações de Gestão, Planejamento e Regionalização. A Secretaria do Estado da Saúde não poderia deixar de atender ao convite e não ser parceira, como sempre tem sido, já que temos como missão apoiar, de forma cooperativa, as Secretarias Municipais da Saúde, na perspectiva de garantir a melhoria da qualidade de vida da população paraibana.Parabenizo o COSEMS-PB, na pessoa de sua presidente Soraya Galdino pelo projeto FortacleCIR!”

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois − dois =