Ministério da Saúde realizará Seminário ” Qualificação de Desempenho na APS” em parceria com COSEMS-PB e SES-PB

No dia 31 de maio o Ministério da Saúde realizará o Seminário de Qualificação do Desempenho na Atenção Primária à Saúde, em João Pessoa, no Palazzio Cristal Recepções em Cabedelo. O evento terá a participação do ministro Marcelo Queiroga e acontecerá em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais da Paraíba (COSEMS-PB) e da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (SES-PB). Ao final dos dois turnos haverá de debate sobre as temáticas.

Participarão do evento, a Presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba (SEMS-PB) o Tiago de Oliveira Felix, a Secretária de Estado da Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, e o Secretário Municipal de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira Filho.

Pela manhã haverá fala de Alexandre Ponza, Presidente da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária (ADAPS) sobre o Programa Médicos pelo Brasil, Dárcio Guedes, Diretor do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde sobre o InvestSUS e Ferramentas de Apoio à Gestão do Fundo Nacional de Saúde e em seguida de Raphael Câmara, Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde – SAPS/MS.

As temáticas abordadas pela APS serão os Componente de Desempenho Previne Brasil 2022, através da “Exposição das principais mudanças dos indicadores de desempenho para 2022: Atualização de parâmetros e metodologias de cálculo, processo de apuração e aplicação durante o ano”, “Cuidado à pessoa com hipertensão e diabetes”, através da “Organização da APS para o acompanhamento de pessoas com doenças crônicas” e “Uso dos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil como ferramenta para a qualificação do cuidado aos usuários com hipertensão e diabete”.

No turno da tarde a SAPS/MS dará continuidade as abordagens com as temáticas “Saúde da Mulher e Gestante” através da “Organização da APS para ofertar o cuidado às mulheres e gestantes; “Uso dos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil como ferramenta para garantir o cuidado às mulheres e gestantes” e “Saúde da Criança”, dentro das mesmas perspectivas de organização e uso dos indicadores do Previne Brasil como ferramenta para qualificação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + vinte =