Inovação, informação e interatividade: ‘BATE-PAPO COSEMS-PB’ estreia em 2024 com sucesso e participação de grande público

É preponderante para o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba tratar de saúde ao lado dos secretários municipais de Saúde, das autoridades e dos parceiros que compreendem a importância do fortalecimento do Serviço Único de Saúde (SUS) no estado para melhorar a vida da população. O COSEMS-PB inova com o ‘BATE-PAPO COSEMS-PB’, um podcast que trará temas relevantes e atualizados sobre saúde. Nesta quarta-feira (08), o ‘BATE-PAPO COSEMS-PB’, apresentado magnificamente pela presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, recebeu a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), Talita Tavares, e o secretário executivo do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (COSEMS-RN), Sueldo Queiroz, que dialogaram sobre Arbovirose.

Na ocasião, fizeram uma avaliação sobre o cenário da Arbovirose no Brasil, e se há riscos da Paraíba chegar a mesma situação das Regiões Sul e Sudeste. Sueldo Queiroz trouxe uma análise do quadro de Arbovirose do Rio Grande do Norte, estado vizinho e de condições climáticas parecidas com a Paraíba. Ele ponderou também sobre

“a redução da Arbovirose é uma responsabilidade de todos e precisamos estar junto no combate ao mosquito transmissor. Me sinto honrado e feliz de fazer parte desse debate junto com o COSEMS-PB co-irmão do COSEMS-RN. Obrigado a presidente Soraya Galdino pelo convite”. Talita Tavares, analisou o cenário no nosso estado e as ações de controle realizadas pela SES-PB. Ela também destacou que “é importante a coleta de material e as notificações para termos um diagnóstico afundo do cenário na Paraíba. A SES-PB realizará um dia de mobilização junto aos municípios que acontecerá no próximo dia 24 de fevereiro. Agradecemos o convite do COSEMS-PB, um grande parceiro, de participar desse espaço tão rico e fundamental.”

Acompanhado por um grande público de secretários de saúde, técnicos e da sociedade, o ‘BATE-PAPO COSEMS-PB’ enfatizou as reuniões que o COSEMS-PB tem participado de forma periódica para definir estratégias de controle e enfrentamento com a SES-PB no auxílio aos municípios para não haver agravamento de casos de Dengue, Zica e Chikungunya. Além disso, discutiu-se a importância do trabalho intersetorial e o impacto que a educação em saúde têm dentro das estratégias de combate ao mosquito. Bem como, a atuação da integração da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária em contribuir com a redução da Arbovirose.

Contudo, a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, fez uma avaliação do primeiro ‘BATE-PAPO COSEMS-PB’ do ano. “Estou feliz com o resultado, com todas as manifestações dos municípios, dos técnicos e profissionais parabenizando-nos e dizendo o quão foi importante obter informações que eles não sabiam e que tragamos em nosso podcast. São ações como essas que o COSEMS-PB se preocupa para levar uma saúde de qualidade aos 223 municípios da Paraíba. É dessa forma que sabemos que educação em saúde e prevenção contribuem. E dessa maneira, fortalecendo todos os gestores municipais de Saúde deixando a rede mais qualificada. Muito obrigada a todos que participaram.”

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =