Informações para Implantação do Hórus

horus_logoEsses são os formulários para implantação do Hórus:

Para preencher o formulário 1 –  ENTRADA DE PRODUTOS (que dará inicio ao saldo de implantação de todos os medicamentos – item obrigatório para cumprimento da Portaria 271/203 – e se possível dos insumos farmacêuticos) vocês poderão preenchê-lo a lápis, levar para os dias marcados para implantação do Sistema Hórus.

formulário 2 – SAÍDA POR UNIDADE DE SAÚDE e formulário 3 – SAÍDA POR PACIENTE serão deixados nas unidades para serem utilizados durante o balance e/ou após a implantação para ser dado baixa do que saiu da farmácia para unidades de saúde e/ou pacientes.

Após a implantação irei ao município de vocês fazer uma visita de rotina para saber como está funcionando o sistema após a implantação.

Localização Física: permite, no momento da entrada dos produtos, a seleção do local onde esses produtos serão estocados. Exemplos: estantes, pallets, entre outros.

Lembrar de colocar todos os LOTES, QUANTIDADES DE CADA MEDICAMENTO POR LOTE, FABRICANTE, VALIDADES, LOCALIZAÇÃO FÍSICA (que está na planilha de LOCALIZAÇÃO INTERNA DA CAF), PREÇO UNITÁRIO (que você tem na nota fiscal ou licitação vigente ou no Banco de Preço em Saúde – BPS) e APRESENTAÇÃO FARMACÊUTICA contendo o volume correto (como por exemplo o Albendazol tem de 10 e 20 ml o frasco, as vezes o pessoal esquece de anotar e quando vamos implantar dá problemas e para que na hora que for alimentar o sistema ter todos os dados).

NÃO ESQUECER DE ANOTAR O VALOR UNITÁRIO, O VOLUME DO FRASCO, DA AMPOLA, DAS BISNAGAS…

O inventário será de tudo que vocês tem no estoque da CAF/Almoxarifado a princípio.

OS CONTROLADOS E ANTIMICROBIANOS PEDEM O REGISTRO DA ANVISA OU O REGISTRO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE conforme planilha específica. Dados imprescindíveis para movimentação e monitoramento do Livro de Controlados.

DATA DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA HÓRUS

  1. 16 de Dezembro – Alcantil, Boqueirão, Cabaceiras, Caturite, Gado Bravo e Natuba (municípios Qualifar – SUS 2012 e 2013)
  2. 17 de Dezembro – Alagoa Nova, Areial, São Sebastião de Lagoa de Roça, Gurjão, Ouro Velho e Umbuzeiro (municípios Qualifar – SUS 2012 e 2013)
  3. 18 de Dezembro – Juazeirinho, Olivedos, Pocinhos, Puxinanã, São Sebastião do Umbuzeiro e Tenório (municípios Qualifar – SUS 2012 e 2013)

LOCAL DA IMPLANTAÇÃO

Município de Cabaceiras/PB, no laboratório de informática da Universidade, as 08:30 hrs, estarão presentes os municípios do Qualifar-SUS 2012 e 2013 das 3ª, 5ª, 15ª e 16ª Regiões de Saúde.

Observações

1 – Para realização do saldo de implantação faz-se necessário a presença do Farmacêutico(a), Coordenador(a) da Assistência Farmacêutica e de 1 ou 2 funcionários(as) que trabalhem na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e/ou Almoxarifado Central.

2 – Aos que já realizaram a capacitação por meio do Hórus EaD ou a capacitação presencial e que estiverem seguros quanto a implantação, poderão realizar a implantação sozinhos, qualquer dúvida entrar em contato por email, whatsapp, skype ou mensagem quando eu não puder atender ligações.

SOLICITAÇÃO DAS SENHAS DE ACESSO

1 – Após o município ter realizado a capacitação pelo EaD ou se ainda estiver fazendo a capacitação e mesmo que não tenha realizado ainda poderá realizar o saldo de implantação, uma vez que antes de iniciarmos o saldo de implantação, eu faço uma capacitação rápida presencial afim de tirar dúvidas.O Secretário Municipal de Saúde deverá enviar um ofício para: Ministério da Saúde – Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica Básica. Esplanada dos Ministérios – Bloco G – sala 834 – Brasília – DF CEP: 70058-900 ou oficio digitalizado para o e-mail horus.daf@saude.gov.br, com cópia para meu email kiciaguerra@gmail.com, com as seguintes informações (modelo do ofício):

  • Nome completo do responsável pela implantação do HÓRUS (GESTOR MUNICIPAL QUE SERÁ O(A) FARMACÊUTICO(A) OU COORDENADOR(A) DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA)
  • CPF
  • Nome da Instituição de trabalho
  • UF
  • Município
  • Endereço da instituição
  • Telefone
  • Estabelecimento de Saúde para implantação do Sistema
  • Código CNES do estabelecimento

2 – Para solicitar a senha do ambiente de produção de todos os funcionários (coordenadores(as) da AF, farmacêuticos(as) e auxiliares de farmácia) da CAF/Almoxarifado  Central e da Farmácia Central, seguir o Tutorial Orientações – Cadastro de Novo Usuário e Preencher a Planilha LIBERAÇÃO DE SENHA DE PRODUÇÃO DO HÓRUS

Obs.: Essa solicitação de senha tem que ser feita previamente para evitar tumulto e demora na hora da Capacitação presencial e do saldo de Implantação do Sistema Hórus

Outros arquivos disponíveis 

  • Portaria GM/MS nº 271, de 27 de fevereiro de 2013 – Institui a Base Nacional de Dados de ações e serviços da Assistência Farmacêutica e regulamenta o conjunto de dados, fluxo e cronograma de envio referente ao Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Portaria Nº 1.555, de 30 de julho de 2013 – Dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).Além das Apostilas do Hórus para tirar dúvidas após a implantação.

Arquivos disponíveis

Planilhas
Apostilas
Portarias
Outros

 

Qualquer dúvida entrar em contato.

Por favor enviar e-mail constatando o recebimento destas informações e informando estar ciente da realização dos saldos de  implantação deste municípios.

Kícia Guerra Ferreira Neri
Farmacêutica – Apoiadora Descentralizada
CGAFB/DAF/SCTIE/Ministério da Saúde
Skype: horus_kicia
Contatos: (82) 9607-4073 (Tim) / (82) 9374-6678 (Claro) / (79) 9823-5811 (Vivo SE)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =