IdeiaSUS, Fiocruz e COSEMS com UFPB voltou à apresentação de boas práticas em saúde nesta segunda (20)

Na tarde desta segunda-feira (20) o projeto IdeiaSUS entre Fiocruz e COSEMS com a UFPB deu prosseguimento à agenda de apresentações e sistematização de práticas em saúde acompanhados pela Curadoria em Saúde, fruto da parceria do projeto. Hoje foi debatida a prática “Grupo de boas práticas: promovendo saúde e tecendo diálogos” com a autora Ailma de Souza Barbosa e sua equipe de saúde da Unidade Timbó I da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa.

O COSEMS-PB agradeceu a parceria e o apoio do Gestor Adalberto Fulgêncio pela colaboração em contribuir para o desenvolvimento da prática, sistematizar e divulgá-la como uma forma de estimular as demais secretarias municipais de saúde para buscar ser ativas em suas ações.

Marta Magalhães do IdeiaSUS/Fiocruz destacou que os usuários estão sendo muito potencializados por esse trabalho, através da integração de ensino e serviço dando mais vida às atividades.

“O Grupo de Boas Práticas que acontece no município de João Pessoa na comunidade do Timbó representa a importância da pratica colaborativa da equipe de saúde da família, estudantes, docentes junto com a comunidade. Os encontros promovem saúde e qualidade de vida e resultam na transformação social. Um belo trabalho que mostra a relevância da Atenção Básica e do SUS nos territórios de saúde.” disse Gabriella Soares  da UFPB. “O Grupo Boas Práticas levou como desafio a promoção de atividades via Web para a Comunidade de Timbó neste momento de Pandemia Coronavírus”, disse Cláudia Le Cocq da Fiocruz.

A Apoiadora da Rede Colaborativa, Ana Maria enfatizou a valorização do cuidado, o planejamento coletivo, a criatividade e o vínculo e fortalecimento da comunidade com a APS através deste trabalho.

Ailma Barbosa, a autora da prática, disse que criou a letra de uma música sobre os cuidados de enfrentamento à Covid que disseminou pelo motosom na comunidade e o infográfico da prática.

Ela destacou os seguintes pontos fortes para sustentabilidade da prática: atividade dos profissionais com criação de vínculos no território há cerca de 14 anos; apoio local da comunidade, comerciantes e igreja; além da parceria com a Rede Escola, com a UFPB.

O especialista convidado de hoje foi Pedro Cruz, professor adjunto do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da UFPB e coordenador do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular EXTELAR (CNPq/UFPB).

Ele destacou como esse trabalho reflete a APS para além do atendimento do consultório, da clínica, aborda contextos saudáveis, promovendo relações humanas promocionais com uma estratégia coletiva, acolhedora e dialogando com o território, buscando a qualidade de vida.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + dois =