I Oficina CIR- Sensibilização e Adesão ao Projeto FortaleCIR é realizada remotamente

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino/COSEMS-PB, Marcelo Mandú/GEPLAG/SES-PB e a Presidente da 1ª CIR, Renata Domingos abriram hoje (14) à tarde, a Oficina na 1ª CIR para Sensibilização e Adesão ao Projeto FortaleCIR, cuja apresentação foi feita por Anna Katarina Galiza – COSEMS-PB.

Em seguida aconteceram um debate e a exposição dialogada sobre o Processo de regionalização no SUS e no estado da Paraíba, conduzida por Soraya Galdino.

O próximo debate e exposição dialogada foi sobre as Potencialidades e desafios para o processo de regionalização na Paraíba e Instrumentos de Planejamento e Gestão por Marcelo Mandú.

A terceira exposição dialogada foi sobre Pactuação e ajustes de acordo com a Resolução CIB-PB Nº 78 de junho de 2019 que aprova o Regimento interno da CIB e CIR do Estado da Paraíba por Débora Gomes – CIB/SES-PB.

Ao final foi explicado e encaminhados um questionário aos gestores para identificação das principais demandas das CIRs e da região de saúde e o Termo de Adesão e Pactuação das atividades de concentração e de dispersão do Projeto Fortalecir para assinatura de cada gestor da 1ª região de saúde.

Os gestores destacarem a importância do projeto na resolução de problemas.

“O Projeto FortaleCIR exige do gestor mais atuação e participação, muito boa a proposta, principalmente para nos nortear nas dúvidas e nas divulgações do que já executamos cotidianamente”, disse a Gestora Eleidiane da SMS de Lucena.

O mais importante do FortaleCIR é para o entrelaçamento dos gestores na busca de solução dos problemas”, disse Adalberto Fulgêncio, Gestor da SMS de João Pessoa.

“A pandemia da Covid-19 demonstrou que todas as vezes que os municípios da 1ª Região atuaram de forma cooperativa e solidária, as repercussões foram mais efetivas. O FortaleCIR vem pra reforçar essa experiência e potencializar a possibilidade das gestoras e gestores terem mais facilidade no seu dia-a-dia, desatando os nós e criando alternativas de melhorias do SUS no âmbito regional”, disse Renata Domingos, gestora da SMS do Conde e presidente da 1ª CIR.

O COSEMS-PB ressalta que o FortaleCIR vem potencializar as discussões que acontecem nas regiões e fortalecer toda a região de saúde.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =