Gestores da III Macro – Região de Sousa participam de oficina “E Agora, Gestor em tempos de Covid-19”

Mais uma oficina do “E Agora, Gestor? em tempos de COVID-19” foi realizada na tarde desta quarta-feira (10) desta vez com a III Macrorregião de Saúde.

A atividade realizada através de videconferência teve abertura e acolhimento aos gestores sobre o apoio e articulação do COSEMS-PB feita por Ana Carolline Carvalho, Secretária Executiva, que depois também conduziu uma apresentação sobre Gestão do Trabalho e Educação em Saúde em Tempos de Pandemia.

Na ocasião, um dos focos do debate foi sobre o funcionamento da APS e a integração com a vigilância em saúde, além da abordagem dos temas necessários ao bom desempenho da função, e suporte quanto às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e temáticas do planejamento, financiamento e organização da rede de atenção à saúde. Os gestores também esclareceram dúvidas em relação a problemas que estão enfrentamento na pandemia, de acordo com cada realidade de cada município, temas esses abordados pelas assessoras técnicas do COSEMS-PB, Michelle Targino e Anna Katarinna Galiza, que também destacaram a importância dos sistemas de informação e também sobre atenção, assistência e vigilância em saúde em tempos de pandemia

A assessora jurídica do COSEMS-PB, Clarissa Dantas explanou sobre decretos municipais, normas licitatórias e contratuais e requisições administrativas frente ao novo coronavírus.

As oficinas do projeto “E agora, Gestor?”, tem como objetivo dar suporte aos secretários, através de reuniões com a equipe técnica e jurídica, com a finalidade de contribuir para a ampliação da compreensão dos novos gestores municipais e o seu papel da gestão do SUS.

O projeto foi desenvolvido pensando não apenas nos novos gestores, mas também nos que já têm experiência e de acordo com suas realidades diárias possibilitem a troca de informações e de conhecimentos.

Sob o ponto de vista do gestor “Estar com o COSEMS é sempre somar para o gestor”. A oficina foi riquíssima, bem objetiva, prática e direcionada ao apoio, compreensão dos gestores, assim como ao atendimento às demandas que estamos vivenciando e nos fortaleceu como gestor e como pessoa com essa situação que estamos enfrentando com a COVID.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =