Em parceria com o COSEMS-PB e SES, UFPB oferece curso de Saúde Bucal

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO-UFPB), e a Secretaria de Estado da Saúde, ofertará um Curso “Cuidados em Saúde Bucal no contexto da pandemia da COVID-19” que tem o objetivo de capacitar os cirurgiões dentistas da atenção básica do Estado da Paraíba, por meio de atividades teóricas e discursivas (via remota), em temas pertinentes as ações de promoção e prevenção, e de atividades clínicas odontológicas minimamente invasiva a serem desenvolvidas pela equipe de saúde bucal no contexto da pandemia da COVID-19.

O curso é voltado para os cirurgiões dentistas da Estratégia Saúde da Família do Estado da Paraíba, aos quais serão ofertadas 350 vagas para a primeira turma, distribuídas com base na quantidade de equipes de saúde da Estratégia da Saúde da Família de cada município da Paraíba (competência abril/2020).

A perspectiva é que até o final do ano de 2020 tenhamos a oferta do mesmo curso para uma segunda turma, abarcando novos profissionais cirurgiões dentistas.

O curso para a primeira turma será realizado no período de 10 de agosto a 28 de setembro de 2020, com carga horária total de 45 horas, organizado em cinco módulos que irão abordar os seguintes temas: Biossegurança no contexto da COVID-19; Acolhimento, avaliação, classificação de necessidade de saúde bucal e análise de vulnerabilidade; Cárie dentária: conceitos atuais, prevenção e tratamento; Conceitos e práticas de Odontologia Minimamente Invasiva (OMI); e Ferramentas para tomada de decisão e ampliação da eficiência da prática odontológica.

Todos os módulos ocorrerão por meio de métodos de ensino remoto, com o uso de vídeoaulas. Para maiores informações: cursocuidadossb@gmail.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =