COSEMS realiza VI Seminário Gilson Carvalho e entrega de medalha a Daniel Beltrammi

Durante dois turnos, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) realizou nesta sexta-feira, o VI o Seminário Gilson Carvalho, que este ano teve como tema Desafios e perspectivas na saúde dos municípios na Paraíba: cobertura vacinal e financiamento” e condecorou como personalidade de destaque na
gestão de saúde pública da Paraíba, o secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi.

O evento criado na gestão da presidente Soraya Galdino tem como objetivo de promover discussões técnicas e políticas sobre os avanços e desafios na Política de Saúde e homenagear o médico Gilson de Carvalho, figura que se doou integralmente ao SUS. “É com muita satisfação que o COSEMS o primeiro evento que o COSEMS volta a realizar de forma presencial recebendo os 223 municípios é o Seminário Gilson Carvalho, este espaço de discussão e de homenagem a um valoroso profissional que cheguei a conhecer e foi tão importante à saúde pública”.

A programação do seminário contou com a apresentação de dois importantes painéis, o primeiro sobre a cobertura vacinal na Paraíba que teve como moderador o secretário Municipal de Saúde de Mamanguape e Diretor do COSEMS, Rafael Aires Tenório como moderador e o segundo realizado no turno da tarde, sobre Execução financeira na saúde pública da Paraíba com participação do Gerente de Gestão e Planejamento em Saúde, Marcelo Mandu, do Auditor de Contas do TCE-PB, Luzemar Martins e do Secretário Municipal de Saúde de Cabedelo e Diretor do COSEMS, Murilo Suassuna.

Ainda no período da tarde foi lançado o e-book Caminhos da Curadoria em Saúde IdeiaSUS Fiocruz: práticas de saúde fortalecendo o SUS na Paraíba, fruto da Cooperação Técnica do Programa IdeiaSUS da Fiocruz com o COSEMS-PB e apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A publicação resulta do trabalho da curadoria em saúde com nove práticas do estado da Paraíba e contou com a participação como organizadores de Claudia Beatriz Le Cocq D’ Oliveira e Marta Gama de Magalhães do IdeiaSUS Fiocruz, André Luís Bonifácio de Carvalho e Gabriela Barrreto Soares da UFPB e de Soraya Galdino de Araújo Lucena e Ana Carolline Carvalho de Melo Santos, respectivamente Presidente e Secretária Executiva do COSEMS Paraíba.

Presente no evento, o diretor da Escola de Saúde Pública da Paraíba, Felipe Proença destacou a importância do seminário. “Este evento é sempre um momento de grande balanço do SUS da Paraíba, de demonstração do que foi desenvolvido para o fortalecimento do SUS e por isso representa um momento para discussão muito importantes. Pretendemos continuar o m trabalho conjunto e temos várias com a série de ações de formação com residências, especialização e educação permanente a serem construídos em 2022 reforçando nossa parceria com COSEMS”.

No final da tarde foi realizada a entrega da Medalha Gilson Carvalho como forma de reconhecimento de personalidades de destaque na história do SUS da Paraíba. Eleito por 51% dos gestores que votaram, o secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Secretaria de Estado da Paraíba – SES-PB, Daniel Beltrammi, agradeceu a votação. “É uma honra especialmente por ter sido escolhido por gestores, gostaria de ressaltar que a premiação é fruto do trabalho de vários entes e pessoas e demonstra como nós conseguimos fazer esta sinergia fundamental, esse encontro da gestão estadual com a municipal. Esta premiação é um gesto de reconhecimento e um incentivo para seguir trabalhando em defesa das famílias paraibanas”.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =