COSEMS promove Oficina de Escuta da Atenção Primária nas regiões de saúde

O COSEMS deu início em 26/04, as Oficina de Escuta da APS na Paraíba. O movimento está sendo encabeçado pelo CONASEMS e operacionalizado pelos COSEMS, com objetivo de fortalecer a Atenção Primária mediante a realização de escutas qualificadas dos territórios, considerando a importância em priorizar a APS para garantia de uma saúde resolutiva.

As discussão giram em torno de duas perguntas norteadoras: O que o município faz e precisa de ajuda pra fazer? E, o que o município não faz e precisa fazer?. Como produto dessas Oficinas, será elaborado um relatório contendo os desafios, dificuldades e potencialidades da AP na Paraíba que irá compor o documento nacional, apresentado no Congresso do CONASEMS em julho/22.

As oficinas aconteceram dias 26/04, 04/05 e 05/05 com participação de secretários e técnicos de saúde das 1ª, 3ª, 4ª, 5ª, 14ª, 15ª e 16ª regiões de saúde, como também da equipe COSEMS e Rede Colaborativa.

As próximas oficinas acontecerão dias 11/05, 18/05 e 19/05.

Todas em formato virtual, às 14h.

O COSEMS reconhece a importância da escuta no estado, agradece o compromisso e a participação efetiva dos municípios e ressalta que a participação efetiva dos 223 municípios paraibanos nas oficinas de escuta da APS é essencial, uma vez que, esse movimento é inovador e as colocações e considerações dos participantes, contribuirão para o planejamento e tomada de decisão, no que tange à qualificação da Atenção Primária nos territórios, fortalecendo esse nível de atenção e, consequentemente, favorecendo uma melhor organização e implementação das Redes de Atenção.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =