COSEMS-PB se destaca por atuação em defesa de melhorias na saúde da PB; aprovação da gestão dupla ganha repercussão estadual

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) está sempre presente nas importantes discussões sobre os avanços na saúde da Paraíba. A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, participou, nesta quarta-feira (21), da reunião com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a Superintendência do Hospital Universitário Lauro Wanderley, do Hospital Universitário Alcides Carneiro e Hospital Universitário Júlio Bandeira para tratar de parceiras voltadas à saúde do estado. Com a finalidade de promover mais qualidade na assistência à população através dos serviços ofertados por estes estabelecimentos de saúde pública, investimentos e ações estiveram no centro do diálogo entre eles.

Durante o encontro, o vice-presidente da EBSERH, Daniel Beltrammi, destacou o protagonismo do COSEMS-PB na defesa do fortalecimento do Sistema Único de Saúde na Paraíba e no apoio aos municípios. Respaldou ainda, a atuação da presidente Soraya Galdino a nível estadual e nacional pelo trabalho realizado à frente do Conselho. O secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, na oportunidade, reconheceu a postura da presidente Soraya Galdino nos debates que buscam melhorias para saúde. Sem dúvida, o COSEMS-PB tem dado uma grandiosa contribuição para o fortalecimento do SUS na Paraíba.


O COSEMS-PB em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, e os órgãos de controle por meio do Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal e da Controladoria Geral da União tem discutido temas pertinentes, a exemplo dos serviços oncológicos e da aprovação da mudança na gestão compartilhada entre estado e municípios que contribuirá com os Hospitais Filantrópicos, que ofertam atendimento para o câncer na ampliação do acesso e na agilização de fila de espera.

Em entrevista a TV Cabo Branco, a Globo na Paraíba, a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino explicou que, “na prática, a mudança para gestão conjunta vai melhorar o acesso para o paciente que precisa do tratamento oncológico. A nossa insistência e a nossa luta foi sempre no sentido de melhorar os serviços de oncologia na Paraíba. Foram mais de 110 secretários municipais de Saúde que aprovaram essa modificação para gestão dupla durante a Assembleia Ordinária do COSEMS-PB. Ficamos felizes por esse passo importante que trará mais assistência a esse público”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =