COSEMS-PB recebe visita técnica de alunos de Medicina do Unipê na manhã desta sexta-feira (2)

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-PB) recebeu na manhã desta sexta-feira (2), alunos do internato referente a 11º e 12º períodos do Curso de Medicina, da Unidade Curricular ECS Saúde Coletiva acompanhados pela professora Polyana Montenegro do UNIPÊ. Na ocasião o grupo conheceu a estrutura e o processo de trabalho do COSEMS como estão fazendo em outras instituições como a Secretaria do Estado da Saúde (SES), Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa e Unidades e Serviços de Saúde do Estado e conheceu o site instituicional do COSEMS, como fonte de informações sobre legislações e publicações sobre o SUS.

Durante a visita técnica, a equipe do COSEMS, Secretária Executiva, Assessoria Técnica e Jurídica, assim como a Coordenadora do projeto da Rede Colaborativa apresentaram a estrutura do SUS, considerando às funções e fluxo de trabalho das instâncias de pactuações envolvendo o Ministério da Saúde, Conasems e Conas como Grupo Tripartite, assim como SES e COSEMS em âmbito estadual com a CIB e, ainda a CIR com os Gestores Municipais de Saúde e representantes da SES nas Regiões de Saúde do Estado.

“Apresentamos o que é o COSEMS, nossa missão, visão, valores, prioridades, projetos estratégicos, organograma, composição da Diretoria e funcionamento e processo de trabalho administrativo, técnico e jurídico, envolvendo a realização das assembleias, pactuações entre os gestores e na CIB, a fim de representar e contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de saúde, apoiando e qualificando os 223 gestores municipais de saúde da Paraíba, empoderando-os na condução das tomadas de decisão, promovendo proativamente, a articulação e a pactuação técnica e política em torno dos interesses municipais, com vistas à defesa dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde”, disse a secretária executiva do COSEMS-PB, Ana Carolline Carvalho.

Dentre os projetos estratégicos do COSEMS-PB foram apresentados o E agora, Gestor?; E agora, Gestor? em tempos de COVID; FortaleCIR, Mostra Paraíba Aqui tem SUS; Bate Papo COSEMS, parceria com o Projeto da Rede Colaborativa, por meio dos Apoiadores Regionais, além da realização de eventos, oficinas, webinários sobre temáticas mais relevantes à saúde à nível estadual, macrorregional e regional, em parceria com a SES-PB. Além de relatar o trabalho com parcerias institucionais com UFPB e Fiocruz-RJ com a Curadoria em Saúde pelo IdeiaSUS.

Também foi destacada a articulação e aproximação com os órgãos de controle como MPF, MPPB, TCE-PB em prol de integrar, apresentar e buscar apoio e um olhar para atender e compreender a realidade e às demandas municipais para a operacionalização e financiamento das ações de gestão e atenção em saúde na Paraíba.

O papel da assessoria jurídica do COSEMS foi destacado como instância de representação institucional em reuniões, eventos, grupos de trabalho, assim como defende a entidade extrajudicialmente e judicialmente, defendendo também os interesses dos seus associados. Através dele, os gestores municipais de saúde contam com o apoio de orientações e notas jurídicas, assim como com o incentivo ao diálogo com o poder judiciário visando a redução da judicialização da saúde. A assessoria jurídica destacou também que os médicos poderiam ajudar na redução da judicialização da saúde, ao priorizarem medicamentos e procedimentos abrangidos pelos SUS, evitando assim demandas judiciais desnecessárias.

Para o COSEMS, a visita técnica como momento de debate e esclarecimentos de dúvidas dos alunos foi de fundamental importância no que tange a nossa coparticipação de apresentar aos alunos como o SUS acontece de fato nos municípios e como as pactuações são realizadas nas instâncias e órgãos colegiados, a fim de que os gestores municipais de saúde sejam ouvidos e tenham suas demandas e necessidades atendidas para possibilitar condições físicas e financeiras, a fim de garantir a gestão e atenção à saúde dos usuários de saúde na ponta. “Foi uma oportunidade ímpar de contribuir para mostrar o outro lado do SUS que a Universidade nem tão quanto os meios de comunicação falam. Percebemos que os alunos saíram com a mente e o discurso mais voltados à valorização do SUS”, disse Ana Carolline.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − treze =