COSEMS-PB realiza em parceria com a SES e o MS oficina sobre financiamento da Atenção Primária de Saúde

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PB), reuniu gestores de todos o estados, durante a Oficina de Financiamento da Atenção Primária à Saúde do Previne Brasil, nesta quarta-feira (10). O evento realizado em parceria com o Ministério da Saúde no Centro de Convenções de João Pessoa contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A oficina tem como objetivo apresentar as novas políticas do Programa Previne Brasil, que é um novo modelo de financiamento que altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo às ações estratégicas.

Durante o evento, dois municípios paraibanos foram premiados com nota máxima no Indicador Sintético Final (ISF) do programa no último quadrimestre. As secretária Hercilia Karolina de Emas e Annielly Silva, de São Francisco receberam o selo de qualidade APS.

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, falou sobre importância da atenção primária, destacando a atuação durante a pandemia. “Me sinto muito feliz que todos estejam participando desta oficina de aprendizado e fortalecimento da Atenção Primária que é a porta de entrada de quem procura assistência à saúde. Neste cenário de pandemia nós podemos ver o quanto a atenção foi importante desde os primeiro atendimentos até a chegada da vacina”.

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, salientou o incentivo à Atenção Primária que o governo da Paraíba. “Temos que evitar essa ideia hospitalocêntrica, só pensar em hospitais e não pensar na prevenção das doenças. E essa oficina tem esse objetivo, alertar os gestores das sobre a importância da atenção primária, das unidades básicas de saúde. O governo do estado tem adotado medidas para tornar a atenção primária cada vez mais robusta e ampliando ações para fomentar a atenção primária à saúde”.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga falou sobre a importância da oficina e do papel do COSEMS-PB neste contexto. “Com a oficina nos queremos qualificar os secretários para que eles qualifiquem suas equipes e a Atenção Primária melhore cada vez mais. Neste contexto a importância do COSEMS-PB é fundamental porque tem a função de articulação, a lógica do SUS é uma lógica tripartite: o ministro, os secretários de estados e secretários municipais, precisamos dessa articulação e o COSEMS-PB é fundamental para isso”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − um =