COSEMS-PB realiza 7ª assembleia e orienta gestores sobre prosseguimento da vacinação de adolescentes no estado

Aconteceu nesta segunda-feira (20) de forma remota, a 7ª assembleia do COSEMS-PB, para discutir e orientar sobre o prosseguimento da imunização de adolescentes contra a Covid-19 no estado. Cada município deve fazer planejamento para vacinar este público-alvo. Na ocasião também foi decidido que haverá um dia D de vacinação para a população 18+ (D1) e para fechar esquemas vacinais abertos (D2).

Após a publicação da Nota Orientativa N. 05/2021, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-PB), que defende a vacinação de adolescentes, os Ministérios Público Federal e Estadual se reuniram e decidiram que a Paraíba continuará imunizando contra a Covid-19, o público de 12 a 17 anos sem comorbidades, de forma escalonada.

Foi definido também que a vacina a ser aplicada neste público será a Pfizer, conforme orientação da Anvisa. O intervalo entre as doses da Pfizer será de oito semanas, e não mais 12, a partir da remessa 51.

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, explicou a iniciativa do Conselho em publicar a Nota Orientativa defendendo a imunização deste público: “Nós entendemos que quanto mais pessoas nós vacinarmos em nosso estado, mais proteção vamos ter contra esse vírus, então com essa visão técnica epidemiológica e sanitarista, nós provocamos essa discussão em nosso estado e o Ministério Público Federal entendeu este posicionamento, nos apoiou e vamos continuar a vacinar os nossos adolescentes em nosso estado a partir de amanhã’’, concluiu.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + vinte =