COSEMS-PB realiza 2ª Assembleia Geral Ordinária com a participação de secretários municipais de Saúde, em João Pessoa

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), realizou, nesta terça-feira (05), a 2ª Assembleia Ordinária do ano na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD), em João Pessoa. O evento reuniu grande número de secretários municipais de Saúde da Paraíba e foi conduzido pelo diretor de Finanças do COSEMS-PB, Rafael Aires, que representou a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino.

Durante a reunião, os participantes tiveram a oportunidade de discutir e deliberar sobre uma muitos assuntos cruciais para a gestão da saúde pública no estado. Um dos pontos tratados foi a apresentação e aprovação da Ata da 1ª Assembleia do COSEMS-PB, que foi aprovada nesta Assembleia. Além disso, a secretaria executiva do COSEMS-PB, Ana Carolline Carvalho, apresentou o parecer de aprovação do Conselho Fiscal referente à prestação de contas e relatórios de atividades e gestão do 3° quadrimestre de 2023 e do ano de 2023 do COSEMS-PB.

Em seguida, Camila Ravena, representante da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba (SES-PB), conduziu a apresentação da ferramenta que será utilizada nas oficinas dos fluxos da PAES, oferecendo uma oportunidade para os participantes compreenderem melhor os processos e fluxos de trabalho relacionados à Política de Atenção Especializada em Saúde (PAES). Outro ponto importante da pauta, foi a discussão sobre a Caravana do Piso de Enfermagem, que contou com a apresentação da equipe do DEGERTS e da secretária da SGTES-MS, Isabela Cardoso, seguida de um debate enriquecedor entre os presentes.

Durante o evento, Fábio Maia, coordenador Geral de Políticas Remuneratórias do Trabalho na Saúde do Ministério da Saúde, destacou a importância dos encontros promovidos pelo COSEMS-PB, ressaltando a troca de experiências e o diálogo entre os gestores de saúde. Ele enfatizou o compromisso do Ministério da Saúde em apoiar a implementação do Piso Nacional da Enfermagem, visando garantir uma assistência financeira complementar para a categoria.

Rafael Aires, diretor de Finanças do COSEMS-PB, expressou sua gratidão à presidente, Soraya Galdino. Ele destacou a importância da participação do Ministério da Saúde e da equipe da Caravana do Piso da Enfermagem, que esclareceram dúvidas e proporcionaram segurança jurídica aos gestores. Rafael também agradeceu ao COSEMS-PB e Soraya Galdino pela oportunidade de presidir o evento.

Após a Assembleia, teve início a Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PB) presidida pelo secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra. O momento reforçou o compromisso do COSEMS-PB e seus membros com a melhoria contínua do sistema de saúde, buscando sempre garantir o acesso a todos e a qualidade aos serviços de saúde para todos os cidadãos paraibanos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =