COSEMS/PB realiza 1ª Assembleia Geral Ordinária com participação de secretários de Estado da Saúde da PB e de 120 gestores municipais de Saúde

Foi um sucesso a 1ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/PB), que aconteceu nesta terça-feira (07), em João Pessoa, e contara com a participação do secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, da secretária executiva de Estado da Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, do secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Arimatheus Reis, da presidente do COSEMS/PB e secretária Municipal de Saúde de Itabaiana, Soraya Galdino e de 120 gestores municipais de Saúde.

Opera Paraíba, demanda reprimida de consultas, exames, procedimentos cirúrgicos, regulação de leitos, Regnutes, Iodoterapia, regulação da Rede de Cardio, Hospital do Bem de Patos e a Portaria nº 90/2023 foram assuntos discutidos no importante encontro. Na oportunidade, os membros acima citados da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES/PB) fizeram um balanço dos temas e ouvira questionamentos levantados pelos gestores que engrandeceram ainda mais as discussões.

Em seu pronunciamento, a presidente Soraya Galdino destacou que “o Estado só avança se todos os municípios avançarem. Esse nosso entendimento vem de bem antes e que agora se fortaleceu ainda mais com essa dupla que está assumindo”, fazendo referência aos atuais secretários da SES/PB Jhony Bezerra e da secretária executiva, Renata Nóbrega. “Quero agradecer demais aos secretários por esse pensamento e sensibilidade da SES/PB de hoje estar voltada para o municipalismo, isso nos acalma o coração. Nós sabemos das dificuldades que os municípios e os gestores têm, mas enfrentaremos todos juntos. Temos que pensar que unidos conseguiremos dar uma assistência melhor a nossa população”, enfatizou Galdino.

Após a Assembleia do COSEMS/PB teve início a reunião do Comissão Intergestores Bipartite em que foram deliberadas e aprovadas importantes pautas voltadas para assistência à saúde dos municípios paraibanos e bastante comemoradas pelos gestores municipais de Saúde que estiveram presentes. Logo depois foi encerrada a CIB.