COSEMS-PB participa de Webinário do MPF, MPT, MPPB e MPC sobre prevenção do câncer de mama

 

O Conselho de Secretarias Municipais da Paraíba (COSEMS-PB) participou nesta segunda-feira (17) do Webinário Outubro Rosa: Prevenção e Cuidado com a participação da vice-presidente Katiane Queiroga que falou sobre o “Tratamento do Câncer de Mama da Rede Pública no Estado da Paraíba”, representando a presidente Soraya Galdino.

As palestras abordaram diversos temas, a exemplo de Sexualidade da Mulher com Câncer, Câncer de Mama e Relações de Trabalho, Importância das Mídias na Divulgação de Métodos de Prevenção ao Câncer de Mama, entre outros. Além de representantes dos quatro Ministérios Públicos, o evento contará com a presença de médicas, jornalista e juíza.

Katiane Queiroga agradeceu o convite e a iniciativa dos Ministérios Públicos, destacando a importância do diagnóstico precoce e as formas de acesso aos exames. “O COSEMS agradece o convite e parabeniza os órgãos que estão promovendo este evento por oportunizar mais um espaço de discussão sobre a prevenção ao câncer de mama, inclusive e os esforços no sentido de conscientizar a população, ação que se soma à nossa luta diária na ponta, junto aos gestores de saúde dos municípios que travam esta batalha ao lado dos usuários de saúde”.

Na ocasião o COSEMS-PB apresentou informações sobre o fluxo de atendimento nas macrorregiões de saúde e também sobre a necessidade de avançar no cuidado oportuno das demandas oncológicas da população.

A procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Janaina Andrade, lembrou que a campanha do Outubro Rosa surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, tendo por objetivo despertar a atenção para o câncer de mama e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =