COSEMS-PB participa de primeira reunião de pesquisa nacional sobre ações da ESF na pandemia

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino participou na tarde desta sexta-feira (28) de uma reunião sobre a pesquisa nacional “Análise do Processo de Trabalho da Estratégia Saúde da Família na Pandemia COVID-19”, que será realizada em todo o país. Durante a reunião virtual foram discutidas formas de desenvolvimento do projeto.

A Fundação Oswaldo Cruz no Ceará, o Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz – RJ e a Universidade Federal da Paraíba estão desenvolvendo a pesquisa nacional, que tem por objetivo analisar o processo de trabalho desenvolvido pelas Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) durante a pandemia de COVID-19 no Brasil.

O objetivo da pesquisa é sistematizar os principais fatores envolvidos e apoiar a tomada de decisão dos gestores do SUS no seu enfrentamento.

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino parabenizou a iniciativa da pesquisa e disse que a Paraíba estará engajada para contribuir com a equipe. “Neste momento foi importante demais realizar esta pesquisa que tem um diferencial por primar a atenção primária. Em nosso Estado não tivemos fila de espera e a atenção primária vem monitorando e acompanhando os pacientes de Covid com muita competência. Essa pesquisa será muito rica pois envolve todos os profissionais da APS e nos dará um panorama como nossos profissionais reagiram diante da pandemia e essa escuta será fundamental e irá nos mostrar diferentes situações com seus arranjos dentro de cada realidade. O COSEMS-PB apoia e se sente orgulhoso em ter sido escolhido para fazer parte dessa pesquisa e junto com o Ceará ser os dois estado do Nordeste que foram escolhidos. Gratidão e orgulho que estarmos juntos também nesse trabalho com a UFPB e nosso pesquisador e mestre Dr André Bonifácio”.

A reunião contou com pesquisadores e representantes dos COSEMS do Ceará, Paraíba, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 12 =