COSEMS-PB participa de I Webinário de Fortalecimento do Planejamento Regional do Estado, realizado na tarde desta quinta-feira (8)

Com tema: “Planejamento e Redes de Atenção à Saúde: Desafios e perspectivas em tempos de pandemia por Covid-19” o I Webinário de Fortalecimento do Planejamento Regional da Paraíba contou com a participação do CONASEMS, CONASS, COSEMS-PB, SEMS-PB, SES-PB, técnicos municipais e equipes gestoras na tarde desta quinta (8).

A programação foi aberta com mesa de abertura sob a coordenação do gerente de Planejamento e Gestão da SES-PB, Marcelo Mandú e em seguida foi exibida um vídeo do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Wilames Freire Bezerra e do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Carlos Eduardo de Oliveira Lula.

Em sua fala, Wilames Freire disse que discutir regionalização em saúde em tempos se pandemia é um desafio comum. “Nesse momento em que o país precisa muito dos secretários municipais de saúde, nada mais oportuno do que estarmos discutindo com as secretarias estaduais e o Ministério da Saúde, o fortalecimento das regiões de saúde. A pandemia nos ensinou que sozinhos não conseguimos vencê-las, é preciso trabalhar de forma integrada com o encaminhamento de resolução das demandas. Precisamos de um planejamento regional integrado que atenda as necessidades com serviço compartilhado entre os municípios e o estado consiga preencher os vazios de assistenciais. A Paraíba hoje é destaque nacional por realizar campanha integrada e organizada e vacinar um grande percentual de pessoas, mostrando a capacidade dos trabalhadores e gestores de saúde do sistema”.

Depois participaram em tempo real da transmissão online, Maria Eridan Pimenta Neta, Superintendente do Ministério da Saúde na Paraíba e Soraya Galdino, Secretária de Saúde do município de Itabaiana e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) e Renata Valéria Nóbrega, Secretária Executiva de Saúde do Estado da Paraíba.

A Presidente do COSEMS-PB e Diretora de Regionalização do CONASEMS, Soraya Galdino disse que o planejamento da regionalização sempre foi uma luta do COSEMS-PB como o melhor caminho para o avanço assistencial da saúde. “Através da regionalização e do planejamento é que estamos enfrentando de forma resolutiva a pandemia. Além das macros fortalecidas, precisamos das regiões com fortalecidas através de todo o serviço compartilhado e solidário. O gestor que ainda quer tudo em seu município está indo na contramão”.

E completa: “Por que não repartir os serviços? É neste sentido que precisamos pensar num planejamento regional integrado na identificação das necessidades que precisam serem supridas, só assim vamos dar assistência a saúde de qualidade e de forma equanime. É preciso também uma regulação única para obter o êxito na rede de atenção de assistência à saúde. Somos mais fortes e unidos e foi pensando assim que o COSEMS propôs lá atrás o Fortalecir com objetivo de estar mais próximos às CIRs para atender às suas necessidades municipais e regionais, fortalecendo cada vez mais as regiões de saúde da Paraíba, junto a SES-PB.

O webinário contou ainda com falas de Daniel Beltrammi, Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Anderson Dias, Coordenador Executivo do Projeto de Fortalecimento do Planejamento Regional da Paraíba e os palestrantes André Bonifácio e Eugênio Vilaça Mendes, todos em torno do tema da Covid e o enfrentamento da pandemia e pós-pandemia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 8 =