COSEMS-PB participa de Audiência Pública promovida pelo Ministério Público do Trabalho

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), na pessoa da Presidente Soraya Galdino, juntamente com os gestores da 1ª Macrorregião de Saúde da Paraíba, participou na tarde desta segunda-feira (25), de uma Audiência Pública promovida pelo Ministério Público do Trabalho, tendo como temas: ‘’Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no SUS’’ e ‘’Promoção e Regularização das Notificações de Acidente de Trabalho.’’

Não ocasião, foram discutidos assuntos importantes sobre a saúde do trabalhador no SUS, acerca da importância de gerar informações para a elaboração de estratégias de prevenção, controle e enfrentamento de problemas de saúde relacionados ao trabalho.

O município de Cabedelo foi destaque na audiência por ser um dos que mais notificaram acidentes de trabalho, mostrando-se empenhado em assegurar a saúde do trabalhador.

Na última quarta-feira (20), o município de Umbuzeiro foi premiado pelo MPT e pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) por ser o município com mais notificações de acidentes de trabalho, evidenciando a atenção em notificar devidamente os casos de acidentes em cumprimento aos direitos do trabalhador.

A Presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, destacou a importância da ação: ‘’Cuidar da saúde dos nossos colaboradores é um sinal de um trabalho humanizado, visando o bem-estar e a segurança dessas pessoas que se dedicam todos os dias ao SUS’’, disse.

Na audiência ainda foram discutidos temas como a perda de vidas e de produtividade pelo adoecimento do trabalhador em ambientes inseguros e insalubres, além de estáticas e números de afastamentos dos trabalhadores. Impactos econômicos e sociais decorrentes desses problemas também foram colocados em evidência.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =