COSEMS-PB participa da Reunião na 8ª CIR – Comissão Intergestores Alto Sertão e da agenda do Governador João Azevêdo, em Catolé do Rocha

Nesta quinta-feira (19) a Presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, juntamente com a Assessora Técnica, Michele Targino, e Assessora Jurídica, Clarissa Dantas, do Conselho, participaram de uma intensa agenda, de forma presencial, da Reunião da 8ª CIR- Comissão Intergestores Alto Sertão, que aconteceu em Catolé do Rocha junto com os municípios Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Jericó, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, São Bento e São José do Brejo do Cruz.

Na ocasião, o Presidente da 8ª CIR, Tiago Ferreira, do município de Bom Sucesso, junto a Vice-Presidente da CIR e anfitriã da reunião, Paulina Maria Maia, do município de Catolé do Rocha conduziram a reunião, na qual foram discutidas pautas importantes que são de interesse dos gestores, a exemplo do novo financiamento da APS e sobre a construção da lei municipal para pagamento de desempenho com explanação e orientações da Presidente e Assessoras do COSEMS-PB, assim como foi abordado sobre o fluxo de atendimento do Hospital do Bem pela Secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, e sua equipe técnica. E assim, os secretários municipais de saúde debateram e sanaram suas dúvidas e demandas sobre o programa Previne Brasil da região e a assistência da saúde na região.

A Presidente Soraya Galdino a convite da Secretária Renata Nóbrega e do Governo do Estado aproveitou a ida até Catolé do Rocha e acompanhou a agenda do Governador João Azevêdo no município, visitando o Hospital Regional de Catolé do Rocha e, na ocasião, participou da inauguração do banco de leite que foi instalado no hospital. Também foi visitado o Hospital Municipal de Bom Sucesso, atestando o bom atendimento ofertado aquela população com eficiência e muito conforto.

A noite, a Presidente e equipe foi convidada a participar do orçamento democrático com a presença do governador e todo seu secretariado como também prefeitos e secretários municipais.

Também houve por parte dos prefeitos, um convite a Presidente e sua equipe para participar de uma reunião com todos os prefeitos dos municípios nessa sexta-feira.

Segundo Soraya Galdino “A presença do COSEMS nessas agendas foi muito importante e gratificante, pois podemos ver um pouco dos avanços que a 3ª macrorregião de saúde está tendo por parte do governo do estado que é uma reivindicação constante do COSEMS, como a implementação e criação de serviços de saúde ofertados a população, facilitando assim um maior cuidado com a saúde dessa população, como também foi visto o fortalecimento da região através dos serviços municipais de excelência ofertados as suas populações”.

Ainda, Soraya Galdino enfatizou que “Fico muito feliz, pois além de vermos todos esses avanços na gestão e atenção à saúde, eu e nossa equipe podemos sentir o respeito e a confiança que o COSEMS tem por parte de todas as autoridades que estivemos juntos como Governador, Prefeitos, Secretários de Estado, Deputados Estaduais e Presidente da Assembleia Legislativa Estadual, pois todos reconhecem o trabalho feito pelo COSEMS na articulação e apoio técnico a todos os 223 municípios do estado. Estamos voltando com a sensação de dever cumprido e grata pelo reconhecimento e acolhimento que tivemos em todas as agendas e ressalto o Presidente da CIR, Tiago Ferreira e a Vice-Presidente da CIR, Paulina Maia que nos receberam com carinho e atenção, assim como também a Secretária de Saúde do município de São Bento e também Diretora do COSEMS, Maria da Fátima Nóbrega que juntos se desdobraram em cuidado com nossa equipe.
Por fim, agradeço a todos os secretários e prefeitos da 8ª região, na pessoa do prefeito de Catolé do Rocha Sr. Lauro Adolfo Maia Serafim, anfitrião onde foi realizada toda a agenda como também ao prefeito de São Bento Dr. Jarques Lúcio da Silva II e também Presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Médio Piranhas (CODEMP), por tudo que vivemos e atestamos nesses dois dias de agenda na região”.

Diante disso, o COSEMS-PB enaltece que vem cumprindo sua missão de apoio, representação, articulação e a pactuação técnica e política em torno dos interesses municipais, com vistas à defesa dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde na Paraíba.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 20 =