COSEMS-PB parabeniza São José de Lagoa Tapada por nota máxima no Previne Brasil

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) parabeniza o município de São José da Lagoa Tapada, pelo destaque nacional sendo um dos sete municípios brasileiros a alcançar nota máxima no desempenho da Atenção Primária no primeiro quadrimestre de 2022.

O município recebeu a visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o secretário de Atenção Primário à Saúde da pasta, Raphael Câmara e demais membros da equipe ministerial, e na oportunidade conheceram a UBS 3 – Raimundo Alves Braga, que conta com 10 profissionais de saúde, contendo 4,1 mil atendimentos, 388 atendimentos odontológicos e 2,3 mil procedimentos no primeiro semestre deste ano.

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino parabenizou o município pela excelente performance e destaque nacional com nota 10 em todos os indicadores. “Este é um resultado que nos orgulha e demonstra a dedicação dos gestores e equipes de saúde que fazem a saúde acontecer com esforço e dedicação, mais do que isso traduz a radiografia do cuidado com saúde da população do município”.

Os indicadores que tiveram o resultados de maior destaque foram a proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; e a proporção de crianças de um ano vacinadas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e poliomielite inativada.

Para a coordenadora municipal de Monitoramento do Previne Brasil, Rosenilda Moreira de Oliveira, o alcance da nota máxima se deveu a várias ações, dentre elas a informatização das unidades básicas de saúde, por meio do programa federal Informatiza APS e o cadastramento de toda a população, zerando as inconsistências, a adoção de um sistema próprio de monitoramento dos indicadores, reuniões mensais para debater os dados e busca ativa dos pacientes.

Com informações do MS

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 8 =