COSEMS-PB encerra VII Seminário Gilson Carvalho

O primeiro dia do VII Seminário Gilson Carvalho realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) foi um sucesso. O evento seguiu sua programação, nesta quarta-feira (7), no Pérola Recepções, em Cabedelo, com as presenças do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS-AL), Rodrigo Buarque, de secretários municipais de Saúde de cidades paraibanas, técnicos e autoridades. As discussões acerca do Processo de Regionalização e Governança do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado da Paraíba, tema da 7ª edição do Seminário, teve continuidade no segundo dia com mesas temáticas e roda de conversa sobre assuntos relacionados a temática principal.

“Parabenizo a gestora e presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino e todos que compõe esse Conselho pela organização do brilhante evento. Foi uma honra participar do VII Seminário Gilson Carvalho e trocar conhecimentos que viabilizam o fortalecimento do SUS nos estados”, disse Rodrigo Buarque, presidente do COSEMS-AL.

A assessora técnica da Coordenação Geral de Estratégia Saúde da Família do Departamento de Saúde da Família, Michelle Leite da Silva, o assessor técnico do CONASEMS, Diogo Demarchi, o coordenador da Rede de Atenção à Saúde/Gerência Executiva de Atenção à Saúde, Hélio Soares da Silva, o diretor de Atenção à Saúde do COSEMS-PB e secretário Municipal de Saúde de Cabedelo, Murilo Suassuna palestram para os gestores e outros participantes. As mesas iniciais tiveram como moderadora a diretora de Regionalização da Saúde do COSEMS-PB e secretária Municipal de Saúde de Várzea, Márcia Lúcia de Souza Lima.

Os debates continuaram e, desta vez, com a moderação da assessora jurídica do COSEMS-PB, Clarissa Dantas e como palestrantes, o consultor do CONASEMS, Tadahiro Tsubouchi e o auditor do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Luzemar Martins. Além desses nomes, sob moderação da vice-presidente do COSEMS-PB e secretária Municipal de Saúde de Pocinhos, Katiane Queiroga, também palestraram a apoiadora matricial em Planejamento no SUS do Projeto de Fortalecimento do Planejamento Regional da Secretaria da Saúde do Estado da Paraíba, Mayara Kelly Pereira, o articular Estadual do Hospital Beneficência Portuguesa, Alexandre Policarpo e o diretor Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Cosems-PB e secretário Municipal de Saúde de Quixaba, Davi Nunes, finalizando as mesas discursivas.

Na ocasião, as Emendas Parlamentares e Alocação de Recursos considerando prioridades regionais e Macrorregiões de Saúde foi tema da ‘Roda de Conversa’ moderada pela representante da 1ª Macrorregião de Saúde da Paraíba do COSEMS-PB e secretária Municipal de Saúde de Caaporã, Amanda Pereira Freire de Albuquerque e contaram com as apresentações da presidente do COSEMS-PB e secretária Municipal de Saúde de Itabaiana, Soraya Galdino, que tratara do Projeto Necessidades Assistenciais de Saúde: uma perspectiva para mitigar a dificuldade do acesso ao cuidado na Paraíba, do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, que destacou as Emendas Parlamentares Estaduais e do prefeito de Sobrado e presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), George Coelho, mostrando os impactos das emendas parlamentares no orçamento municipal.

A presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, ponderou sobre o importante evento afirmando que é “grata a Deus pela oportunidade de vivenciarmos esse momento ao lado dos nossos gestores e da equipe do COSEMS-PB. Preparamos o VII Seminário Gilson Carvalho com muito esmero, carinho e dedicação para acolher a todos e, principalmente, falar de um tema que é prioridade para nós: o SUS. O sentimento é de missão cumprida, pois temos a convicção que o nosso objetivo foi alcançado. É que venham as próximas edições”.

Contudo, encerrando o VII Seminário Gilson Carvalho no ano de 2022, ocorreu a reunião presencial da Comissão Intergestores Bipartite e, logo após, flor servido um almoço para os participantes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =